A mini-ficha nº5 já não está online. Aguardem pela próxima.



Offline.


Texto por: Rute Santos, 8º3

O que são as energias renováveis?
As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia adquiridas na Natureza, tais como o sol, o vento, a água entre muitos outros.
Para que servem?
Servem para aproveitar o que o meio ambiente nos dá.
Que benéficos trazem ao meio ambiente?
São mais ecológicos do que as energias não renováveis em relação ao meio ambiente.
O que e a energia renovável?
A energia renovável e um combustíveis que e usados como matéria-prima para a produção de energia (elementos que existem na natureza).
Quais são as energias renováveis?
Energia Solar: é a energia que se obtém a partir da luz do sol, que pode ser captada pelos painéis solares tais como fotovoltaicos e térmicos.

Energia Eólica: é a energia que se obtém pela acção do vento.

Energia Hídrica: é a energia que se obtém pela força da água (nas barragens). Exemplo: barragem do Alqueva (Algarve), Aguieira (Beira Alta), Castelo Bode (Ribatejo).

Energia Geotérmica: é a energia que se obtém pelo interior da terra (consiste no aproveitamento de águas quentes e ou vapores de água para a produção de electricidade e calor). Exemplo: central geotérmica da Ribeira Grande nos Açores.

Energia Maremotriz: é a energia que se obtém a partir do movimento das ondas.

Energia do Hidrogénio: é a energia que se obtém da combinação do hidrogénio com o oxigénio, produzindo vapor de água e libertando energia que e transformada em electricidade.

Biomassa: é a energia que se obtêm pela transformação de produtos de origem animal e/ou vegetal para a produção de energia calorífica e eléctrica.



Texto por: Sara Garcia, 8º6

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Estudos mostram que a temperatura terrestre aumentou desde o século XX. Este aumento de temperatura e as consequências que ele traz iram variar de região para região.
 O porque do aquecimento global é muito discutido e existem várias teorias e várias certezas. Por exemplo, grande parte do aumento da temperatura é devido a gases poluentes que “formam” o efeito de estufa, que é resultado da queima de combustíveis fósseis e a desflorestação (causas humanas); aumento da intensidade dos raios solares (causas naturais).
Um aumento nas temperaturas globais pode ter diversas consequências, por exemplo o aumento do nível do mar, cheias e secas entre outras catástrofes, extinção de algumas espécies, degelo dos pólos, desaparecimento de alguns territórios devido á água do mar, etc.. Algumas destas consequências podem levar a mortes de pessoas…
A união Europeia juntamente com o Protocolo de Quioto tem como objectivo diminuir os gases poluentes e o aquecimento global.
Para evitar o aquecimento global e a suas consequências devemos utilizar novas formas de energia, reciclar, plantar árvores, utilizar transportes públicos, etc.. Como se vê para evitar o aquecimento global as medidas a tomar são bastantes fáceis, e são coisas que se fazem diariamente que podem fazer a diferença.
Só em 2011 já foram publicadas imensas notícias sobre o aquecimento global, uma delas foi a alertar para o facto de que a seca na amazónia pode acelerar o aquecimento global e/ou que as cheias no Brasil aconteceram devido ao aquecimento global (http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=30163&bl=1)
            Tomem as medidas pedidas para evitar o aquecimento global pois pode fazer muita diferença, principalmente se todos ajudarem!



Texto por: Adriana Villaverde, 8º6
O que é a poluição?
A poluição significa sujidade, degradação, contaminação e doença. Acontece que muitas vezes a poluição num determinado lugar seja na terra, na água ou no ar obriga a que muitas espécies de animais e plantas que aí vivem criem condições de forma a poderem adaptar-se para conseguir sobreviver naquele ambiente. Noutros casos, a contaminação e tão forte que muitas espécies acabam por morrer e extinguem-se para sempre.

Há cinco tipos de poluição:
Poluição Solo: A poluição do solo e causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão em outros sítios.
Poluição da Água: A água pode ser contaminada de várias maneiras:
- Pela acumulação de lixos e detritos junto das fontes, poços e cursos de água.
- Pelos esgotos domésticos que aldeias vilas, cidades etc. lançam aos rios e aos mares.
- Pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios.
- Pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas.
- Pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, larga combustível.
- Pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no mar.
- Pelos naufrágios dos petroleiros que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo.
Poluição do Ar: existem diferentes causas de contaminação do ar:
- O fumo que sai pelas chaminés das fabricas.
- O fumo que sai pelos tubos de escape dos meios de transporte
- A incineração dos lixos a céu aberto
- O uso em demasia de insecticidas
Poluição Sonora: O aumento dos ruídos no ambiente que nos rodeia provocou uma nova forma de poluição poluição sonora.
Poluição Luminosa: e provocada pelo desperdício de luz nocturna.


Trabalho por: João Félix, 8º3


Clicar na imagem para ver o trabalho deste aluno.



Vejam aqui a animação apresentada nas aulas sobre o Ciclo da Água.
Autoria: Cricket Design



Offline


Texto por: Nicole Alves, 8º3

Existem vários tipos de poluição, muitas delas dependendo que parte do mundo estamos e se estamos numa área urbana ou rural.
Existe a poluição sonora, poluição do solo, poluição da água, poluição do ar, poluição luminosa, cada uma diferente:
Poluição sonora: Nós vivemos num mundo com imensos barulhos, diversos, e de diferentes volumes, uns mais altos e outros mais baixos. Devido ao aumento dos barulhos no nosso planeta criamos a poluição sonora, porque a poluição sonora que é produzida por ruídos fortes é tão grave que pode afectar a nossa saúde quando o nosso corpo suporta demasiados ruídos algumas delas são:
Ø  Dor de cabeça;
Ø  Problemas de estômago;
Ø  Aumentos da adrenalina;
Ø  Dilatação das pupilas;
Ø  Aumento da pressão sanguínea;
Ø  Criação de Stress;
Ø  Pode destruir o sentido de equilíbrio;
Ø  Causa ansiedade e alterações psicológicas;
Ø  Provoca tensão muscular;
Ø  Produz surdez;
Poluição do solo:
A poluição do solo é causada pelo lixo que nós pessoas deitam para o chão, muitas vezes vamos passear, fazer piqueniques, entre outros…
Felizmente hoje em dia temos esgotos, mas muitos resíduos como latas, electrodomésticos, móveis velhos, restos de comidas…
O saco do lixo que levamos diariamente para a rua, não fica nos contentores; vão para as lixeiras, ali acumula-se o lixo de todos os habitantes da cidade; e formam-se montanhas de desperdícios.
È necessário reciclar para mater o nosso planeta livre, e para poder reciclar, temos de seleccionar os desperdícios por materiais:
Ø  Papel e cartão;
Ø  Matéria orgânica;
Ø  Cinza;
Ø  Vidro;
Ø  Alumínio;
Ø  Plásticos;
Ø  Têxteis;
Poluição da água:
O nosso planeta é formado por água, ela ocupa dois terços do nosso planeta, os oceanos: Desde a muito tempo que se deitam ao mar produtos químicos das fábricas, resíduos radioactivos das centrais nucleares, lixos e resíduos urbanos que chegam através de esgotos.
O mar não consegue absorver tanta sujidade, a água fica contaminada, o plâncton desaparece e os peixes que se alimentam dele morrem; como estamos a ver a poluição dos oceanos é uma grave ameaça para os seres vivos como para o planeta. Mas os rios e os lagos também ficam poluídos, temos de respeitar o campo, porque muitos animais podem morrer se não o fizemos.
A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
Ø  Pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;  
Ø  Pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
Ø  Pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;
Ø  Pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios.
Ø   Pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
Ø   Pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;
Ø   Pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.
Poluição do ar: também chamada de poluição atmosférica é causada por diferentes substancias liquidas, gasosas e sólidas vindos sobretudo da actividade humana.
Os casos mais graves da poluição atmosférica são sobretudo nas áreas de cidade e nas áreas com grandes indústrias. Isto acontece derivado ao facto que nessas zonas a muitos automóveis, aquecimentos domésticos, fumos industriais e outros como os incêndios florestais e utilização de pesticidas.
A poluição atmosférica é a origem de vários problemas na nossa sociedade de hoje em dia como por exemplo:
Ø  Smog; O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de poeiras ou partículas diversas na atmosfera saturada ou quase saturada.
Ø  Efeito de estufa;
Ø  Chuvas Acidas;
Ø  Alterações climáticas;

Poluição luminosa: a poluição luminosa é causada pelo excesso de luz nocturna. A poluição luminosa intervêm nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronómica. Isso deve-se à iluminação artificiaç, muitas vezes utilizada de forma incorrecta.


Texto por: Joana Alves, 8º3

Um ecoponto é um conjunto de contentores utilizados para separação dos materiais residuais que resultam das actividades humanas. Existem em lugares públicos e em locais de grande produção de resíduos. Existem 4 contentores de separação dos materiais:
    - o verde (vidros e garrafas);
    - o azul (papel e cartão);
    - o amarelo (plástico, metais);
    - o vermelho (pilhas e baterias de pequenas dimensões).

Estes contentores podem ser constituídos por caixotes individualizados ou por um caixote grande dividido. Os resíduos, depois de recolhidos nos ecopontos, seguem para os ecocentros e logo a seguir para os centros de triagem.
Os ecocentros são conjuntos de grandes contentores destinados a receber os resíduos que podem ser reciclados e é neles que operadores especializados separam o papel do cartão, o plástico do metal, etc...

A reciclagem e a reutilização têm as vantagens de contribuir para a redução da taxa de exploração das matérias primas, contribuir para a diminuição da taxa de acumulação de resíduos sólidos e para a minimização dos impactes ambientais. A forma de reduzirmos o consumo de matérias-primas e a produção de resíduos é reduzir, reutilizar e reciclar. Para isso, devemos tentar seguir algumas das regras seguintes:

    - reduzir os hábitos de compras não necessitadas;
    - não deitar fora brinquedos e roupas, mas sim dá-los a pessoas necessitadas;
    - reutilizar os materiais que podemos usar de novo;
    - utilizar papel reciclaod e tentar escrever sempre dos dois lados das folhas;
    - deitar as pilhas em recipientes próprios;
    - fazer a separação do lixo;
    - sempre que não soubermos em que ecoponto colocar um materia, colocá-lo no lixo comum.
    - nos contentores, não colocar objectos cortantes, produtos tóxicos, nem materiais sujos que possam contaminar o lote e tornar inútil o trabalho de recolha.

E para que possamos seguir estas regras devemos basear-nos na lista seguinte que define o material reciclável:

    - Papel: jornais, revistas, cadernos, formulários, caixas em geral, fotocópias, envelopes, cartazes, cartolinas, restos de papel.
    - Metal: latas de alumínio, panelas, objectos de ferro, arames, pregos.
    - Vidro: recipientes em geral, garrafas e copos.
    - Plástico: garrafas/garrafões e de produtos de limpeza, sacos de plástico em geral.
   
Material não reciclável:

    - Papel: etiquetas adesivas, papel químico, papeis sanitários, metalizados, parafinados, plastificados, sujos, guardanapos, lenços, fotografias.
    - Metal: clipes, ganchos, canos, recipientes de produtos tóxicos ou de produtos gordurosos.
    - Vidro: espelhos, lâmpadas, pelas de cristal, cerâmica e porcelana, misturas de vidro de diferentes cores.
    - Plástico: tomadas, misturas de plástico e metal, plástico e papel, pacotes de arroz, massas, arroz, pacotes de aperitivos.

Fonte: Geovida, 8º Ano; Lisboa Editora.