Texto por: Joana Cardoso, 8º6
A Reciclagem é o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto. Os materiais reciclados mais conhecidos são o papel,latas,plástico e vidros. As vantagens da reciclagem são: minimização da utilização de fontes naturais não renováveis e a minimização dos resíduos que necessita de tratamento final.
 O que são Ecopontos? Ecopontos são conjuntos de contentores de cores diferentes  que se destinam à recolha  selectiva  de resíduos sólidos urbanos (RSU). São estruturas essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diversos materiais, principalmente os de menor dimensão, que serão recuperados, reciclados ou valorizados através de novas tecnologias.
O que deve ser depositado?
Amarelo:embalagens de plástico,metal,cartão complexo
Azul:papel e cartão
Verde:vidro
Vermelho:pilhas
O que não deve ser depositado?
Papel e cartão:papeis e cartões contaminados com outros materiais como guardanapos e autocolantes
Vidro:espelhos,lâmpadas,porcelanas.
Plástico:embalagens contaminadas com outros materiais como borrachas e seringas.
Cuidados a ter:
Papel:agrafos, autocolantes, cordéis, fitas adesivas, plásticos e todos os materiais que não possam ser reciclados com o papel
Plástico e embalagens: As embalagens devem ser enxaguadas e espalmadas eAs latas devem ser achatadas
Vidro: Garrafas e os frascos de vidro devem ser bem secos e devem ser retirados gargalos de plástico ou de metal e as rolhas
A Regra dos 3R´s
Reduzir:Reduzir a quantidade de lixo,reduzir o que consumimos
Reutilizar:Reutilizar os materiais que íamos deitar fora e dar-lhes uso
Reciclar:Depois de reutilizar esse material temos de o reciclar pondo-o no ecoponto correcto

 O que são Ecocentros? Os Ecocentros são parques fechados, dotados de contentores de grande dimensão, onde os cidadãos podem ir depositar, alguns tipos de resíduos, que pelas suas características ou dimensões, não podem ser depositados nos contentores da recolha normal.
Podemos depositar electrodomésticos velhos, móveis ou colchões, pneus, entulhos de pequenas obras particulares e resíduos de jardinagem (aparas de árvores, relva, folhas secas).
Conselhos ambientais para o nosso dia-a-dia:
·         Evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e fechá-la o mais rápido possível:  para não consumir electricidade que não precisa. Sempre que o abrir, está a consumir energia;
·         Reduzir a intensidade do ar condicionado em 1º grau Celsius representa 10% de poupança energética;
·         Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. As lâmpadas economizadoras têm, em média, um período de vida 5 vezes superior às lâmpadas incandescentes.



PowerPoint elaborado por Bruno Delgado, 8º6.
Clicar na imagem para ver a apresentação.


Texto por: Armando Rodrigues, 8º4 

A energia que é produzida sem esgotar as reservas limitadas da Terra é designada por Energia Renovável. Excluindo os combustíveis orgânicos, que produzem fumo quando são queimados, os recursos de energia renovável não poluem a atmosfera porque aproveitam a energia dos fenómenos naturais, como o vento e as ondas. Os recursos de materiais fósseis estão gradualmente a ser esgotados e, por isso, as pessoas têm de aproveitar, cada vez mais, os recursos de energia renovável. Dentro das energias renováveis já são conhecidos vários tipos tais como:
·         Energia Solar – É proveniente do Sol e depois de catada, pode ser transformada em energia térmica ou eléctrica.
·         Energia Eólica – Converte a energia cinética do vento em electricidade. À medida que o vento sopra, as pás da turbina giram e accionam um pequeno gerador.
·         Energia Geotérmica – Debaixo da superfície terrestre, a água é transformada em vapor através da energia geotérmica, isto é, a energia do magma (rocha fundida). Escavando um poço, este vapor pode ser aproveitado para accionar geradores.
·         Energia Hidroeléctrica – É uma central de energia hidroeléctrica converte a energia da água em queda em electricidade. A central situa-se por baixo de uma barragem no extremo de represa.
·         Energia das Ondas – Torres que se encontram na faixa costeira utilizam o movimento das ondas dos oceanos para produzir electricidade. Á medida que as ondas sobem e descem, empurram uma coluna de ar no interior da torre para cima e para baixo. Este movimento do ar faz girar uma turbina e accionar o gerador.
·         Energia das Marés – durante as mares altas e baixas grandes quantidades de água correm para cima e para baixo dos estuários dos rios. Há medida que as mares entram e saem de represas passa alguma água através dos túneis da barragem a corrente das mares acciona geradores de electricidade no interior da barragem.
A energia que é produzida e tende em esgotar as reservas limitadas da Terra é designada por Energia Não Renováveis. São aqueles recursos que, embora, se formem continuamente, tendem a esgotar-se, porque o seu tempo de formação é muito mais lento do que o período de vida humana. É o caso dos combustíveis fósseis como por exemplo:
·         O Carvão, o Petróleo e o Gás Natural – São recursos energéticos não renováveis porque além de terem uma formação muito lenta, existem ainda outros problemas são utilização destes materiais, o facto de a sua combustão originar a libertação de gases causadores da poluição atmosférica. Um desses gases é o dióxido de carbono o qual contribui para o chamado efeito de estufa.
Actualmente, o homem já está a investir nas novas energias não poluentes e inesgotáveis.



Texto por: Nicole Alves, 8º3

A energia geotérmica ou geotermal é uma energia adquirida a partir do calor da Terra, mais exactamente daquele que se obtém do interior da Terra. Devido à necessidade de uma forma mais limpa de energia e em proporções cada vez maiores, desenvolveu-se um modo de beneficiar desse calor para a criação de electricidade. Hoje em dia grande parte da energia vem da queima de combustíveis fosseis, como o petróleo e o carvão mineral, contudo, esses processos são muito poluentes.
Para perceber melhor como tudo isto funciona vamos ver como é formada a Terra. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém afastados do seu interior, no qual achamos o magma, que basicamente é rocha fundida. Quanto mais fundo formos mais as rochas vão aquecendo cada vez mais, no entanto há zonas de intromissões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas zonas é onde há elevado potencial geotérmico.
Quando não existem géiseres e as circunstâncias são favoráveis, é possível “estimular” o aquecimento de água usando o calor do interior da Terra. Uma experiência feita em Los Alamos, Califórnia, comprovou a capacidade de execução deste tipo de utilidade. Foi feito num terreno favorável onde foram furados 2 poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros na vertical, de modo a alcançarem rocha quente. Num dos poços é introduzida água, a qual aquece na rocha quente e é atirada pelo outro poço. É a melhor maneira de obter energia naturalmente, sem poluir…


Texto por: Bruna Almeida, 8º4

Resíduos
 Os resíduos resultam de diversas actividades.
 A acumulação de resíduos de todo o tipo é um problema, pois alguns dos resíduos são bastante perigosos (pilhas, tintas…).
A degradação destes materiais liberta poluentes para o solo, a água e o ar.

RSU
As sociedades desenvolvidas produzem uma grande quantidade de RSU (Resíduos sólidos Urbanos), os quais têm vários destinos como: lixeiras, aterros sanitários, incineração e compostagem.

Lixeiras
Lixeira é um local a céu aberto onde são depositados os RSU, sem qualquer controlo e isso traz consequências negativas como:
·         Impactos visuais e mau cheiro
·         Poluição do solo
·         Poluição da água devido á infiltração da água da chuva depois de atravessar a lixeira
·         Poluição atmosférica devido á queima dos RSU
·         Desperdício de recursos

Aterros sanitários
Um aterro sanitário é um local com paredes e fundos impermeabilizados, onde se deposita de forma controlada os RSU. Tem como desvantagem facto de não permitir o reaproveitamento das matérias-primas dos resíduos e o facto de ter grandes áreas de terreno.

Incineração
A incineração é um processo de combustão controlada dos RSU. É feita em fornos especiais e produzem energia calorífica, pode resultar poluentes tóxicos, os resíduos da incineração têm de ser armazenados, o que tem custos elevados.

Compostagem
Consiste na decomposição dos restos orgânicos. O produto resultante são os compostos que podem ser utilizados como fertilizantes de solo.



Estão disponíveis para download os dois PowerPoints com a matéria para o teste. Ambos estão em versão PDF (precisam do Acrobat Reader, para ver os documentos). Cliquem nas imagens para fazer download dos documentos (escolham Guardar quando aparecer a janela). (Páginas do manual para estudar: 127 à 155 e 166 à 175.)


Offline.