Texto por: William Santos, 8º2
A primeira Etapa do tratamento de água é a captação onde a água é captada de represas e bombeadas para as ETA (estações de tratamentos de águas), que depois é adicionada á água Sulfato de Alumínio, Cloro e cal.
 A segunda etapa é a floculação onde é adicionada uma substância química que faz com que as impurezas se transformem em flocos para serem removidos e a terceira etapa é decantação onde os flocos são separados da água.
Na quarta etapa, que é a filtração, os flocos menores são retidos, como por exemplo o Iodo, a areia e etc. e depois são adicionados mais Cloro e Flúor.
Após a filtração é realizada a desinfecção onde a água é limpa e encaminhada para os reservatórios das respectivas zonas, e por fim onde é realizada a distribuição e a água chega as casas.


Texto por: Nilda Moreira, 8º2

A poluição atmosférica é o efeito provocado na atmosfera por diferentes elementos sólidos, líquidos, ou gasosos, provenientes sobretudo da actividade do Homem.Os problemas mais graves de contaminação do ar surgem nas cidades e áreas com um grande nível de industrialização, embora cada vez mais se espalhem por todo o planeta,contudo mereçe um pouco mais a nossa preocupação.A poluição do ar nas áreas urbano-industriais, deve-se ao facto de estas regiões serem as que possuem mais focos de poluição, como os escapes dos automóveis (que emitem grandes quantidades de gases poluentes), os aquecimentos domésticos, os fumos industriais e outros, os incêndios florestais e as pulverizações com pesticidas. Nos países desenvolvidos verifica-se uma maior concentração de poluição atmosférica, devido ao grande nível de industialização e ao modo de vida das pessoas que utilizam os automóveis em demasia, os CFC’s, etc. No entanto este problema cada vez mais se estende aos países em desenvolvimento, devido a esses países começarem a utilizar cada vez mais automóveis e a ter cada vez mais fábricas. As principais fontes de poluição do ar são as indústrias e os transportes que lançam para a atmosfera enormes quantidades de poluentes, tais como :
·              Dióxido de enxofre
·              Dióxido de azoto
·              Hidrocarbonetos  
  No entanto existem outras fontes poluentes como por exemplo :
   -   Agricultura
   -  Actividade doméstica


Texto por: Pedro Cordeiro, 8º6

As energias renováveis constituem uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis pois, além de serem inesgotáveis, são energias não poluentes. Um dos poucos inconvenientes que apresentam é o impacto visual causado pelos sistemas tecnológicos destinados à sua captação e transformação. De entre as energias renováveis ou alternativas destacam-se:

- a eólica (provém do vento, ou seja, ar em movimento);
- a solar (é proveniente do Sol e, depois de captada, pode ser transformada em térmica ou em eléctrica);
- a hídrica (é a energia obtida a partur dos cursos de água e pode ser aproveitada nas centrais hidrieléctricas para a produção de energia eléctrica);
- a das marés (obtém-se atrvés do movimento de subida e descida do nível da água do mar);
- das ondas (que consiste no movimento ondulatório das massas de água);
- da biomassa (é o aproveitamento energético que se pode fazer da floresta e dos resíduos, bem como dos resíduos agro-pecuários e a partir da biomassa pode produzir-se biogás e biodisel).
- a geotérmica (está relacionada com o calor existente no interior da Terra, sendo especialmente importante em regiões vulcânicas);
- a do hidrogénio (é a energia que se obtém da combinação do hidrogénio com o oxigénio produzindo vapor de água e libertando energia que é convertida em eléctricidade. Existem alguns veículos que são movidos a hidrogénio).



Trabalho em PowerPoint sobre o Parque Florestal de Monsanto, pelo aluno João Machado, 8º3.
Clicar na imagem para visualizar a apresentação.



Apresentação em PowerPoint criada pela aluna Ana Santos, 8º4.
Clicar na imagem para visualizar a apresentação.


Texto por: Marta Reis, 8º4

Uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é um local onde se tratam as águas residuais da origem doméstica/ industrial, chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais, para depois serem encaminhadas para o mar ou rio Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.
Existem fases de tratamentos da água.


1ºfase:
Pré tratamento

No primeiro conjunto de tratamentos, designado por pré-tratamento, o esgoto é sujeito aos processos de separação dos sólidos mais grossos.

2ºfase: Tratamento primário

Apesar de o esgoto apresentar um aspecto ligeiramente mais razoável após a fase de pré-tratamento, possui ainda praticamente inalteradas as suas características poluidoras. Segue-se, pois, o tratamento propriamente dito. A primeira fase de tratamento é designada por tratamento primário, onde a matéria poluente é separada da água por sedimentação nos sedimentadores primários.

 

3ºfase: Tratamento secundário
Segue-se, pois, o chamado processo de tratamento secundário, geralmente consistindo num processo biológico, do tipo lodo activado ou do tipo filtro biológico, onde a matéria orgânica  (poluente) é consumida por microrganismos nos chamados reactores biológicos. Estes reactores são normalmente constituídos por tanques com grande quantidade de microrganismos aeróbios, havendo por isso a necessidade de promover o seu arejamento.


4ºfase:
Tratamento terciário

Normalmente antes do lançamento final no corpo receptor, é necessário proceder à desinfecção das águas residuais tratadas para a remoção dos organismos patogénicos, em casos especiais, à remoção de determinados nutrientes, como o nitrogénio  (azoto) e o fósforo, que podem potenciar, isoladamente e/ou em conjunto, a eutrofização das águas receptoras.


Texto por: Inês Correia
Resíduos sólidos urbanos
O termo “resíduos sólidos urbanos” começou a ser utilizado para definir “lixo”. No entanto era necessário distinguir entre os resíduos sólidos e os líquidos, que têm características e tratamentos diferentes. É considerado resíduo sólido urbano os resíduos sólidos ou semi-sólidos, resultantes das actividades humanas, quer seja individuais ou industriais.
Armazenamento dos RSU
Lixeiras
Uma lixeira é um local a céu aberto onde são depositados, sem controlo, os RSU.
As lixeiras trazem muitas consequências negativas para o ambiente e para o ser humano.
Em 2002 foram proibidas em Portugal.
Aterros Sanitários
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descarregados os resíduos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Estes devem possuir um controlo da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Unidades de Inceneração
A Incineração é um processo de destruição térmica realizado sob altas temperaturas de 900 a 1200 ºC com tempo de residência controlada - e utilizado para o tratamento de resíduos de alta periculosidade, ou que necessitam de destruição completa e segura.
Centros de Compostagem
A compostagem consiste na decomposição dos restos orgânicos, efectuada por bactérias e fungos, em condições controladas pelo Homem.
ETAR
ETAR são estações que tratam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais, para depois serem escoadas para o os oceanos ou rios com um nível de poluição aceitável.