Texto por: Sara Garcia, 8º6
Desde já há muito tempo que sempre fomos habituados a utilizar os objectos e os produtos e a mandar para o lixo. A reciclagem é uma forma de valorizar os materiais transformando-os noutras matérias úteis. Os ecopontos ajudam bastante quando queremos reciclar, pois existe um contentor para cada tipo de “produto/objecto”. O Azul para papel e cartão; o Verde para o vidro e o Amarelo para embalagens e metais.
Os materiais principais que se podem reciclar são para o ecoponto Azul: jornais, revistas, folhas de caderno, cartolina, envelopes, entre outros; ecoponto Amarelo: vários tipos de embalagens (garrafas de água, sumos), etc.; ecoponto Verde: potes, frascos, garrafas de bebidas, copos…
Apesar de muitos materiais já poderem ser reciclados, ainda existem alguns que não podem, por exemplo, espelhos, ampolas de medicamentos, tomadas, adesivos, clipes, latas de tinta, papel higiénico, fotografias, restos de comida, loiça, frascos de perfumes e cosméticas, fraldas, tachos, talheres, etc. …. Para esses materiais que ainda não podem ser reciclados devemos colocá-los no contentor do lixo.
As regras dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) são bastante importantes para todo o mundo, toda a natureza, para todos os seres vivos.
 Para REDUZIR a quantidade de lixo que cada um produz, devemos diminuir o consumo de todo o que não é necessário, escolher embalagens que sejam recicláveis ou de produtos reciclados, preferir embalagens grandes a pequenas, quando se vai às compras, levar os próprios sacos.
 Para REUTILIZAR devemos escolher produtos e embalagens que possam ser utilizados várias vezes, reutilizar folhas e envelopes usados.
 Devemos RECICLAR os produtos que iriam para o lixo, colocando-os no respectivo ecoponto.
A regra dos 3 Rs tem imensas vantagens, como por exemplo, evita-se que uma grande quantidade de produtos se transforme em lixo, poupa-se energia, protegem-se os recursos naturais, reduz-se a quantidade de matérias-primas necessárias para o fabrico de novos produtos, reduz-se a quantidade de resíduos depositados em aterros.
Fonte: http://purareciclagem.com.sapo.pt/