Texto por: Ana Rita Pontinha, 8º4

Efeito de estufa
O chamado efeito de estufa deve-se à presença na atmosfera de certos gases, como o dióxido de carbono, o metano e o vapor de água, os quais impedem a libertação para o espaço das radiações infravermelhas emitidas pelo Sol e reflectidas pela superfície terrestre. A sequencia deste fenómeno é o aquecimento da superfície do nosso planeta e das camadas inferiores da sua atmosfera. A ausência de efeito de estufa implicaria uma temperatura média á superfície da Terra de cerca de -15ºC, isto é, aproximadamente 30ºC inferior à actual, o que impediria a sobrevivência de grande maioria dos seres vivos. Assim, o problema não é o efeito de estufa, mas sim o seu aumento e as consequências do mesmo.

Quais os gases responsáveis?
Dióxido de carbono (CO2);
Clorofluorcarbono (CFC);
Metano (CH4);
Ácido nítrico (HNO3);
Ozono (O3).

O efeito de estufa ocorre em 4 etapas:
1- A radiação solar atravessa a atmosfera.
2- A Terra absorve parte da radiação solar.
3- Outra parte da radiação solar é refletida para o espaço, sob a forma de calor.
4- Alguns gases, como o dióxido de carbono e o metano, impedem que esta energia se escape, o que aumenta a temperatura da superfície terrestre: é o efeito de estufa.

O aumento do efeito de estufa é um dos problemas resultantes da poluição atmosférica e que tem sido motivo de grandes preocupações, pensando-se que seja responsável pelas alterações climáticas ocorridas nos últimos anos e pelo aumento do número de catástrofes naturais de origem climática que se têm feito sentir por todo o planeta.



This entry was posted on 07:54 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: