Texto por: Sara Garcia, 8º6

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra. Estudos mostram que a temperatura terrestre aumentou desde o século XX. Este aumento de temperatura e as consequências que ele traz iram variar de região para região.
 O porque do aquecimento global é muito discutido e existem várias teorias e várias certezas. Por exemplo, grande parte do aumento da temperatura é devido a gases poluentes que “formam” o efeito de estufa, que é resultado da queima de combustíveis fósseis e a desflorestação (causas humanas); aumento da intensidade dos raios solares (causas naturais).
Um aumento nas temperaturas globais pode ter diversas consequências, por exemplo o aumento do nível do mar, cheias e secas entre outras catástrofes, extinção de algumas espécies, degelo dos pólos, desaparecimento de alguns territórios devido á água do mar, etc.. Algumas destas consequências podem levar a mortes de pessoas…
A união Europeia juntamente com o Protocolo de Quioto tem como objectivo diminuir os gases poluentes e o aquecimento global.
Para evitar o aquecimento global e a suas consequências devemos utilizar novas formas de energia, reciclar, plantar árvores, utilizar transportes públicos, etc.. Como se vê para evitar o aquecimento global as medidas a tomar são bastantes fáceis, e são coisas que se fazem diariamente que podem fazer a diferença.
Só em 2011 já foram publicadas imensas notícias sobre o aquecimento global, uma delas foi a alertar para o facto de que a seca na amazónia pode acelerar o aquecimento global e/ou que as cheias no Brasil aconteceram devido ao aquecimento global (http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=30163&bl=1)
            Tomem as medidas pedidas para evitar o aquecimento global pois pode fazer muita diferença, principalmente se todos ajudarem!



This entry was posted on 04:12 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: