Texto por: Nicole Alves, 8º3

Existem vários tipos de poluição, muitas delas dependendo que parte do mundo estamos e se estamos numa área urbana ou rural.
Existe a poluição sonora, poluição do solo, poluição da água, poluição do ar, poluição luminosa, cada uma diferente:
Poluição sonora: Nós vivemos num mundo com imensos barulhos, diversos, e de diferentes volumes, uns mais altos e outros mais baixos. Devido ao aumento dos barulhos no nosso planeta criamos a poluição sonora, porque a poluição sonora que é produzida por ruídos fortes é tão grave que pode afectar a nossa saúde quando o nosso corpo suporta demasiados ruídos algumas delas são:
Ø  Dor de cabeça;
Ø  Problemas de estômago;
Ø  Aumentos da adrenalina;
Ø  Dilatação das pupilas;
Ø  Aumento da pressão sanguínea;
Ø  Criação de Stress;
Ø  Pode destruir o sentido de equilíbrio;
Ø  Causa ansiedade e alterações psicológicas;
Ø  Provoca tensão muscular;
Ø  Produz surdez;
Poluição do solo:
A poluição do solo é causada pelo lixo que nós pessoas deitam para o chão, muitas vezes vamos passear, fazer piqueniques, entre outros…
Felizmente hoje em dia temos esgotos, mas muitos resíduos como latas, electrodomésticos, móveis velhos, restos de comidas…
O saco do lixo que levamos diariamente para a rua, não fica nos contentores; vão para as lixeiras, ali acumula-se o lixo de todos os habitantes da cidade; e formam-se montanhas de desperdícios.
È necessário reciclar para mater o nosso planeta livre, e para poder reciclar, temos de seleccionar os desperdícios por materiais:
Ø  Papel e cartão;
Ø  Matéria orgânica;
Ø  Cinza;
Ø  Vidro;
Ø  Alumínio;
Ø  Plásticos;
Ø  Têxteis;
Poluição da água:
O nosso planeta é formado por água, ela ocupa dois terços do nosso planeta, os oceanos: Desde a muito tempo que se deitam ao mar produtos químicos das fábricas, resíduos radioactivos das centrais nucleares, lixos e resíduos urbanos que chegam através de esgotos.
O mar não consegue absorver tanta sujidade, a água fica contaminada, o plâncton desaparece e os peixes que se alimentam dele morrem; como estamos a ver a poluição dos oceanos é uma grave ameaça para os seres vivos como para o planeta. Mas os rios e os lagos também ficam poluídos, temos de respeitar o campo, porque muitos animais podem morrer se não o fizemos.
A água pode ser contaminada de muitas maneiras:
Ø  Pela acumulação de lixos e detritos junto de fontes, poços e cursos de água;  
Ø  Pelos esgotos domésticos que aldeias, vilas e cidades lançam nos rios ou nos mares;
Ø  Pelos resíduos tóxicos que algumas fábricas lançam nos rios;
Ø  Pelos produtos químicos que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios.
Ø   Pela lavagem clandestina, ou seja, não autorizada, de barcos no alto mar, que largam combustível;
Ø   Pelos resíduos nucleares radioactivos, depositados no fundo do mar;
Ø   Pelos naufrágios dos petroleiros, ou seja, acidentes que causam o derrame de milhares de toneladas de petróleo, sujando as águas e a costa e matam toda a vida marinha – as chamadas marés negras.
Poluição do ar: também chamada de poluição atmosférica é causada por diferentes substancias liquidas, gasosas e sólidas vindos sobretudo da actividade humana.
Os casos mais graves da poluição atmosférica são sobretudo nas áreas de cidade e nas áreas com grandes indústrias. Isto acontece derivado ao facto que nessas zonas a muitos automóveis, aquecimentos domésticos, fumos industriais e outros como os incêndios florestais e utilização de pesticidas.
A poluição atmosférica é a origem de vários problemas na nossa sociedade de hoje em dia como por exemplo:
Ø  Smog; O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de poeiras ou partículas diversas na atmosfera saturada ou quase saturada.
Ø  Efeito de estufa;
Ø  Chuvas Acidas;
Ø  Alterações climáticas;

Poluição luminosa: a poluição luminosa é causada pelo excesso de luz nocturna. A poluição luminosa intervêm nos ecossistemas, causa efeitos negativos à saúde, ilumina a atmosfera das cidades, reduzindo a visibilidade das estrelas e interfere na observação astronómica. Isso deve-se à iluminação artificiaç, muitas vezes utilizada de forma incorrecta.


This entry was posted on 07:17 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: