Texto por: Daniela Tavares, 8º6

O dióxido de carbono é um composto químico constituído por dois átomos de oxigénio e um átomo de carbono. A representação química é CO2. Foi descoberto pelo escocês Joseph Black em 1754. Estruturalmente, o dióxido de carbono é constituído por moléculas de geometria linear e de carácter apolar.
Por isso, as atracções inter-moleculares são muito fracas, tornando-o um gás. O dióxido de carbono é essencial à vida no planeta, visto que é um dos compostos essenciais para a realização da fotossíntese, passando a energia solar a energia química neste processo.
A energia química, por sua vez, é distribuida para todos os seres vivos por meio da teia alimentar. Este processo é uma das fases do ciclo do carbono e é vital para a manutenção dos seres vivos.
O carbono é um elemento básico na composição dos organismos, tornando-o indispensável para a vida no planeta. Contudo, o carbono não fica fixo em nenhum destes reservatórios. Existe uma série de interacções por meio das quais ocorre a transferência do carbono de um reservatório para o outro. Muitos organismos nos ecossistemas terrestres e nos oceanos, como as plantas, absorvem o carbono encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono. Esta absorção dá-se através do processo de fotossíntese.


This entry was posted on 13:37 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: