Texto por: Nilda Moreira, 8º2

O urso-polar, também conhecido como urso-branco, é um mamífero membro da família dos Ursídeos, nativo da região do Árctico e actualmente um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos. Alimenta-se de focas, aves, moluscos, caranguejos, e belgas. Também podem se alimentar de bois-almiscarados mas raramente que isso acontece. Este urso comparando com os outros é o que se alimenta mais de carne. 
Todo o seu corpo é adaptado para melhor desempenho na água e para o frio.
A pelagem dos ursos-polares apesar de parecer branca, é incolor e quando os raios solares incidem em sua pele dá a coloração branca e amarelada.
Os machos desta espécie têm cerca de 300 a 400 kg, mas podem atingir 700 kg e medem até 3,00 m. As fêmeas são em média bem menores, com 200 a 300 kg de massa e 2,10 m de comprimento. Ao nascer a cria tem 0,6 a 0,7 kg. A camada de gordura subcutânea pode chegar a uma espessura de 15 cm, isto deve-se às suas aparências.
Nos hábitos deles os machos adultos, como todos os outros ursos, podem atacar e matar filhotes. As fêmeas defendem-nos mesmo de um macho medindo em média o dobro do seu tamanho. Aos seis meses de idade, a cria é capaz de fugir correndo de um adulto.
O degelo das camadas de gelo e o prolongamento do verão têm obrigado os ursos polares a buscar comida em lugares habitados, colocando a espécie em conflito com o homem.


This entry was posted on 12:03 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: