Texto por: Ana Silva, 8º1

A sequóia é uma árvore da família Cupressaceae.
A espécie destaca-se pelo seu grande porte e longevidade. Pode viver por mais de 1000 anos e, neste período, ultrapassar os 100 metros de altura e de circunferência da sua base. Alguns exemplares possuem troncos de cor avermelhada, muito robustos. Outra característica da espécie, é o tamanho relativamente curto dos seus ramos, concentrados no topo da árvore, e as folhas estreitas distribuídas neles. É considerada a árvore mais alta do planeta, atingindo 120 metros , com idade de até 2500 anos. Habita altitudes de 900 metros, tendo se adaptado bem até agora. Como se trata de uma espécie com uma grande dependência hídrica, elas crescem nas montanhas, onde ocorre maior precipitação. Ou seja podemos dizer que esta espécie “adora” o clima húmido e frio.
Tem sido plantada em Portugal e na região Sul do Brasil, principalmente para fins ornamentais. Quando acontece uma seca, a espessa casca, rica em tanino, combinada com uma copa que começa bem acima do solo, garante uma boa proteção contra os incêndios florestais comuns, bem como contra os danos causados por insectos.
A espécie, no entanto, inclui diversas espécies actualmente extintas, como as Sequoia affinis, Sequoia chinensis, Sequoia langsdorfii e Sequoia magnifica.
O “Big Basin Redwoods State Park”, o parque estadual da Califórnia, criado em 1902 abriga a maior população de sequóias centenárias e milenares da costa Californiana ao sul de San Francisco. O parque é composto por cerca de 73.000 Km2 de florestas de sequóias e florestas mistas com outras coníferas e carvalhos.


This entry was posted on 13:06 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

    Unknown disse...

    carai q arvore gigante!!

  1. ... on 8 de abril de 2011 às 10:44  
  2. Unknown disse...

    caara!!!! isto é que é um gigante da natureza!!!

  3. ... on 26 de novembro de 2012 às 07:07