Texto por: Nicole Alves, 8º3

A energia geotérmica ou geotermal é uma energia adquirida a partir do calor da Terra, mais exactamente daquele que se obtém do interior da Terra. Devido à necessidade de uma forma mais limpa de energia e em proporções cada vez maiores, desenvolveu-se um modo de beneficiar desse calor para a criação de electricidade. Hoje em dia grande parte da energia vem da queima de combustíveis fosseis, como o petróleo e o carvão mineral, contudo, esses processos são muito poluentes.
Para perceber melhor como tudo isto funciona vamos ver como é formada a Terra. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém afastados do seu interior, no qual achamos o magma, que basicamente é rocha fundida. Quanto mais fundo formos mais as rochas vão aquecendo cada vez mais, no entanto há zonas de intromissões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas zonas é onde há elevado potencial geotérmico.
Quando não existem géiseres e as circunstâncias são favoráveis, é possível “estimular” o aquecimento de água usando o calor do interior da Terra. Uma experiência feita em Los Alamos, Califórnia, comprovou a capacidade de execução deste tipo de utilidade. Foi feito num terreno favorável onde foram furados 2 poços vizinhos, distantes 35 metros lateralmente e 360 metros na vertical, de modo a alcançarem rocha quente. Num dos poços é introduzida água, a qual aquece na rocha quente e é atirada pelo outro poço. É a melhor maneira de obter energia naturalmente, sem poluir…


This entry was posted on 07:48 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: