Texto por: Joana Cardoso, 8º6
A Reciclagem é o reaproveitamento de materiais como matéria-prima para um novo produto. Os materiais reciclados mais conhecidos são o papel,latas,plástico e vidros. As vantagens da reciclagem são: minimização da utilização de fontes naturais não renováveis e a minimização dos resíduos que necessita de tratamento final.
 O que são Ecopontos? Ecopontos são conjuntos de contentores de cores diferentes  que se destinam à recolha  selectiva  de resíduos sólidos urbanos (RSU). São estruturas essenciais para a melhoria do nosso ambiente. Neles podemos depositar diversos materiais, principalmente os de menor dimensão, que serão recuperados, reciclados ou valorizados através de novas tecnologias.
O que deve ser depositado?
Amarelo:embalagens de plástico,metal,cartão complexo
Azul:papel e cartão
Verde:vidro
Vermelho:pilhas
O que não deve ser depositado?
Papel e cartão:papeis e cartões contaminados com outros materiais como guardanapos e autocolantes
Vidro:espelhos,lâmpadas,porcelanas.
Plástico:embalagens contaminadas com outros materiais como borrachas e seringas.
Cuidados a ter:
Papel:agrafos, autocolantes, cordéis, fitas adesivas, plásticos e todos os materiais que não possam ser reciclados com o papel
Plástico e embalagens: As embalagens devem ser enxaguadas e espalmadas eAs latas devem ser achatadas
Vidro: Garrafas e os frascos de vidro devem ser bem secos e devem ser retirados gargalos de plástico ou de metal e as rolhas
A Regra dos 3R´s
Reduzir:Reduzir a quantidade de lixo,reduzir o que consumimos
Reutilizar:Reutilizar os materiais que íamos deitar fora e dar-lhes uso
Reciclar:Depois de reutilizar esse material temos de o reciclar pondo-o no ecoponto correcto

 O que são Ecocentros? Os Ecocentros são parques fechados, dotados de contentores de grande dimensão, onde os cidadãos podem ir depositar, alguns tipos de resíduos, que pelas suas características ou dimensões, não podem ser depositados nos contentores da recolha normal.
Podemos depositar electrodomésticos velhos, móveis ou colchões, pneus, entulhos de pequenas obras particulares e resíduos de jardinagem (aparas de árvores, relva, folhas secas).
Conselhos ambientais para o nosso dia-a-dia:
·         Evitar abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e fechá-la o mais rápido possível:  para não consumir electricidade que não precisa. Sempre que o abrir, está a consumir energia;
·         Reduzir a intensidade do ar condicionado em 1º grau Celsius representa 10% de poupança energética;
·         Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. As lâmpadas economizadoras têm, em média, um período de vida 5 vezes superior às lâmpadas incandescentes.


This entry was posted on 10:11 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: