Texto por: Armando Rodrigues, 8º4 

A energia que é produzida sem esgotar as reservas limitadas da Terra é designada por Energia Renovável. Excluindo os combustíveis orgânicos, que produzem fumo quando são queimados, os recursos de energia renovável não poluem a atmosfera porque aproveitam a energia dos fenómenos naturais, como o vento e as ondas. Os recursos de materiais fósseis estão gradualmente a ser esgotados e, por isso, as pessoas têm de aproveitar, cada vez mais, os recursos de energia renovável. Dentro das energias renováveis já são conhecidos vários tipos tais como:
·         Energia Solar – É proveniente do Sol e depois de catada, pode ser transformada em energia térmica ou eléctrica.
·         Energia Eólica – Converte a energia cinética do vento em electricidade. À medida que o vento sopra, as pás da turbina giram e accionam um pequeno gerador.
·         Energia Geotérmica – Debaixo da superfície terrestre, a água é transformada em vapor através da energia geotérmica, isto é, a energia do magma (rocha fundida). Escavando um poço, este vapor pode ser aproveitado para accionar geradores.
·         Energia Hidroeléctrica – É uma central de energia hidroeléctrica converte a energia da água em queda em electricidade. A central situa-se por baixo de uma barragem no extremo de represa.
·         Energia das Ondas – Torres que se encontram na faixa costeira utilizam o movimento das ondas dos oceanos para produzir electricidade. Á medida que as ondas sobem e descem, empurram uma coluna de ar no interior da torre para cima e para baixo. Este movimento do ar faz girar uma turbina e accionar o gerador.
·         Energia das Marés – durante as mares altas e baixas grandes quantidades de água correm para cima e para baixo dos estuários dos rios. Há medida que as mares entram e saem de represas passa alguma água através dos túneis da barragem a corrente das mares acciona geradores de electricidade no interior da barragem.
A energia que é produzida e tende em esgotar as reservas limitadas da Terra é designada por Energia Não Renováveis. São aqueles recursos que, embora, se formem continuamente, tendem a esgotar-se, porque o seu tempo de formação é muito mais lento do que o período de vida humana. É o caso dos combustíveis fósseis como por exemplo:
·         O Carvão, o Petróleo e o Gás Natural – São recursos energéticos não renováveis porque além de terem uma formação muito lenta, existem ainda outros problemas são utilização destes materiais, o facto de a sua combustão originar a libertação de gases causadores da poluição atmosférica. Um desses gases é o dióxido de carbono o qual contribui para o chamado efeito de estufa.
Actualmente, o homem já está a investir nas novas energias não poluentes e inesgotáveis.



This entry was posted on 08:04 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: