Texto por: Bruna Almeida, 8º4

Resíduos
 Os resíduos resultam de diversas actividades.
 A acumulação de resíduos de todo o tipo é um problema, pois alguns dos resíduos são bastante perigosos (pilhas, tintas…).
A degradação destes materiais liberta poluentes para o solo, a água e o ar.

RSU
As sociedades desenvolvidas produzem uma grande quantidade de RSU (Resíduos sólidos Urbanos), os quais têm vários destinos como: lixeiras, aterros sanitários, incineração e compostagem.

Lixeiras
Lixeira é um local a céu aberto onde são depositados os RSU, sem qualquer controlo e isso traz consequências negativas como:
·         Impactos visuais e mau cheiro
·         Poluição do solo
·         Poluição da água devido á infiltração da água da chuva depois de atravessar a lixeira
·         Poluição atmosférica devido á queima dos RSU
·         Desperdício de recursos

Aterros sanitários
Um aterro sanitário é um local com paredes e fundos impermeabilizados, onde se deposita de forma controlada os RSU. Tem como desvantagem facto de não permitir o reaproveitamento das matérias-primas dos resíduos e o facto de ter grandes áreas de terreno.

Incineração
A incineração é um processo de combustão controlada dos RSU. É feita em fornos especiais e produzem energia calorífica, pode resultar poluentes tóxicos, os resíduos da incineração têm de ser armazenados, o que tem custos elevados.

Compostagem
Consiste na decomposição dos restos orgânicos. O produto resultante são os compostos que podem ser utilizados como fertilizantes de solo.


This entry was posted on 07:27 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: