Texto por: Joana Cardoso, 8º6

Aquecimento Global
O Aquecimento Global é um fenómeno climático de larga extensão, é um aumento da temperatura média superfície da Terra. O Aquecimento Global é principalmente devido a actividades humanas. O Aquecimento Global deve-se a um aumento da concentração de poluentes na atmosfera o que causa o aumento do efeito estufa. Durante as últimas décadas o aquecimento era em superior entre as altitudes 40ºN e 70ºN embora em algumas áreas se tenha verificado um arrefecimento como no oceano Atlântico.
 Efeitos do Aquecimento Global
A Terra recebe radiações infravermelhas emitidas pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os gases responsáveis pelo efeito estufa (vapor de água, dióxido de carbono e metano) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra. A superfície da Terra recebe o dobro de energia da atmosfera do que do sol e a superfície da Terra fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a presença dos gases de efeito estufa. O efeito de estufa é um fenómeno natural que mantém a Terra á temperatura ideal para que haja vida na Terra. O Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude, algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats devido a mudanças nas condições enquanto que outras se podem espalhar, invadindo outros ecossistemas. O aquecimento global também provoca a subida no nível médio dos mares principalmente por causa da expansão térmica da água dos oceanos, outra preocupação é o degelo dos glaciares e das camadas de gelo.
Causas Do Aquecimento Global
Nos últimos milhares de anos a temperatura aumentou cerca de 5ºC.
Esta subida das temperaturas terá implicações muito graves, tais como:
• Subida dos oceanos,
• Diminuição das calotes glaciares,
• Alteração no ciclo normal das chuvas, causando possíveis inundações,
• Modificações em termos agrícolas, resultante da necessidade de substituição de algumas espécies por outras adaptadas as novas realidades,
 • Alargamento da área afectada pelas doenças tropicais, em consequência das migrações dos agentes contaminadores.
Curiosidades
• 750 Biliões de toneladas. É o total de CO2 na atmosfera actualmente,
• 40% das árvores da Amazónia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus, 
•9 a 58% das espécies da terra e do mar vão ser extintas nas próximas décadas.
Soluções para o aquecimento global
- diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.),
- ter um sistema de controle de gases poluentes nas indústrias,
- ampliar energia através de fontes renováveis (hidroeléctrica, eólica, solar, etc.),
-  uso limpo de tecnologia para agricultura,
- construção de prédios com a implantação de sistemas que economizem energia.


This entry was posted on 16:01 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: