Texto por: Rossana Chotumiã, 8º1

É uma ave da família dos corvídeos, o gaio-azul cientificamente chamado por Garrulus glandarises é uma ave que habita florestas de folhas caducas e me bosques mistos onde se implanta num pequeno grupo alimenta-se de frutos secos, sementes, nozes, rãs, sapos, insectos e pequenos mamíferos, é um animal que no Outono recolhe bolotas e que as enterra ou esconde num carvalho, para que no Inverno, mas mesmo após vários meses as encontra facilmente. Mas, na alimentação do há um facto que lhe dá má fama, o gaio-azul, porque invade o ninho de outras aves e come seus ovos e filhotes. Possui uma plumagem azul e branca, bico curto e uma pequena polpa riscada tem cerca de 35 cm na época de acasalamento constrói o ninho com galhos, ervas e penugens para dar conforto aos seus ovos (são postos 3 a 5 ovos).
O gaio-azul é uma ave com uma capacidade vocal curiosa tanto pode parecer uma ave briguenta e barulhenta, por conseguir ter um piar áspero, tal como consegue ser uma ave amistosa com um som muito parecido com o som de uma flauta.
O gaio-azul vem prontamente ao local onde lhe é oferecida comida. É provavelmente uma das aves menos tímidas, que forma bandos barulhentos durante certas épocas do ano. Sua ocorrência é ampla na América do Norte. Encontra-se espalhando desde a península do Labrador até o sul e oeste dos Estados Unidos.


This entry was posted on 10:28 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: