Texto por: Milanka Menezes, 8º6

Durante vários anos, verificou-se na maior parte dos países desenvolvidos uma acumulação irresponsável dos seus resíduos (urbanos, hospitalares, industriais e outros) sem tratamento. Isto provoca a médio e longo prazo a contaminação dos solos, águas e ar, prejudicando a saúde pública.
Desta forma, é urgente a introdução de um sistema de separação de lixos perigosos/não perigosos e tratamento dos mesmos. Após várias pesquisas realizadas, surgiu uma nova forma de tratamento do lixo: a Co-Incineração.
A Co-Incineração consiste essencialmente no aproveitamento dos fornos das cimenteiras e das suas altas temperaturas (entre 1450 e 2000 graus), para a queima dos resíduos perigosos (tais como solventes de limpeza, solventes de indústria química, tintas, etc.), com a produção simultânea de cimento. Esta queima provoca grande libertação de calor.
Primeiro os resíduos industriais perigosos são enviados para uma estação de pré-tratamento. Os lixos com pouco poder calorífico são triturados e separados dos materiais ferrosos; os resíduos líquidos são misturados com serradura centrifugados (para tirar a água); os outros são armazenados em lotes
Seguidamente os resíduos são levados para as cimenteiras. Em caso de acidente de transporte o ambiente sofre menos porque já estão tratados. Nas cimenteiras são usados nos fornos como combustíveis ou utilizados como matéria-prima substituta na produção de cimento.
 Para evitar fuga de gases devem ser são instalados filtros de mangas nos fornos das cimenteiras.
Antigamente a queima dos resíduos perigosos danificava demasiado o ambiente e a saúde pública porque os gases libertados da queima podiam provocar cancro. Esta incineração tem um controle rigoroso, evitando que a queima não liberte gases poluentes, a haja temperaturas mais altas nos fornos, não haja resíduos sólidos ou lamas poluidores e a nível de custos Co-Incineração actual é menos dispendiosa que a construção de um incinerador antigo
O governo deve informar a população sensibilizando as pessoas para o risco de acidentes de uma má queima e sobre a forma eliminar o lixo e os perigos que uma má queima pode prejudicar o ambiente e a saúde.
 O processo de Co-Incineração é mais positivo para o Ambiente, eliminando de forma correcta os resíduos perigosos poupando os recursos naturais não renováveis.


This entry was posted on 05:00 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: