Texto por: João Ascenso, 8º4

O rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) é o maior e mais numeroso dos rinocerontes, família de mamíferos perissodáctilos.

O seu tamanho e esperança de vida
Um rinoceronte-branco pode ter em média 1,80 m de altura, 4,20 m de comprimento e pesar mais de 3500 kg. Tem uma esperança de vida entre os 35 a 40 anos, podendo em cativeiro ter mais algum tempo de vida.

Habitat
Habita em zonas descampadas e planas de África, é pacato e inofensivo. Por causa das queimadas e da exploração de minérios em África esse habitat tem vindo a cada vez mais reduzido, colocando em risco a sobrevivência da espécie.

Alimentação
O rinoceronte é um herbívoro habituado a uma alimentação diversificada, que se adapta bem a diferentes tipos de plantas. Necessita muitas vezes de percorrer grandes distâncias até encontrar pasto suficiente para a sua sobrevivência, e água para os seus banhos necessários para hidratar a pele.

População
Existem em torno de 8500 exemplares de rinoceronte-branco do sul, enquanto o rinoceronte-branco do norte, conta com provavelmente menos de 30 espécimes.

Protegidos
Foram caçados durante centenas de anos, por causa dos seus dois chifres, existem ainda hoje cerca de 13000 indivíduos a viver em liberdade. Monitorizados e protegidos desde meados dos anos 90. Esta espécie conseguiu inverter a tendência de descida de elementos recenseados, podendo hoje ser considerada uma espécie que não corre riscos de extinção.

Curiosidade
O rinoceronte vê muito mal, mas tem um excelente olfacto e também uma aparelho auditivo prodigioso. Quanto se sente ameaçado, investe de forma implacável sobre tudo o que mexe, apesar de nem sempre saber sobre o que está a investir. A procura de alimento é feita a partir dos cheiros que aprende a reconhecer, durante o tempo em que é apenas amamentado pela mãe. Quando é adulto, sabe perfeitamente distinguir os cheiros característicos dos alimentos que mais lhe agradam.


This entry was posted on 14:03 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: