Texto por: Andreia Martins, 8º6
As chuvas ácidas resultam das emissões de óxidos libertados para a atmosfera, como por exemplo, o dióxido de enxofre e de azoto devido à queima de combustíveis fósseis como o carvão e o petróleo. Formam-se devido ao fumo libertado pelos veículos automóveis, das centrais eléctricas e das fábricas, os gases libertados combinam-se com o vapor de água atmosférico dando origem a ácido sulfúrico e a ácido nítrico.
Os efeitos são superiores nos países industrializados porque há maior emissão destes gases. A chuva ácida traz imensos problemas para a vida na terra, principalmente se afectar as florestas e os lagos. A chuva liberta materiais tóxicos que estavam no solo e esses metais podem atingir rios e ser utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.


This entry was posted on 13:22 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: