Texto por: Ana Mota, 8º2

A Regra dos 3R's consiste nas seguintes medidas:

Reduzir: A redução é a primeira e a mais importante das três formas para minorar o problema da produção de resíduos. Nesse sentido, nós, como consumidores, devemos alterar os nossos hábitos de consumo.
As indústrias poderão contribuir para a redução ao produzirem produtos com maior longevidade e durabilidade, ao fabricarem embalagens mais leves e ao produzirem produtos concentrados, o que permite um menor consumo de matérias-primas no fabrico dos recipientes.

Reutilizar: A reutilização contribui para a diminuição da quantidade de resíduos sólidos. Efectivamente, há diversos objectos que são concebidos para serem utilizados diversas vezes, ao invés de serem deitados fora logo após a primeira utilização. Assim, nós (consumidores), deveremos estar atentos e escolher produtos com embalagens reutilizáveis e "recargas" que permitem usar a embalagem original.

Reciclar: A reciclagem é uma forma de valorizar um material que já foi usado, transformando-o novamente num material útil. Papéis e cartões podem ser aproveitados para o fabrico de outros papéis; os resíduos metálicos podem ser utilizados para o fabrico de novas peças; as embalagens de vidro podem ser usadas para a produção de novas embalagens; os plásticos podem ser recuperados, fundidos e moldados de novo; os resíduos orgânicos, que no nosso país constituem a maior parcela dos resíduos urbanos, podem ser transformados em composto, um correctivo orgânico muito útil para a agricultura e jardinagem.
Mas para que os materiais possam ter este fim é necessário que nós (consumidores) tenhamos de efectuar a separação destes mesmos resíduos nos seus recipientes adqueados, a fim de depois serem recolhidos e transportados.


This entry was posted on 09:34 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: