Texto por: Inês Correia
Resíduos sólidos urbanos
O termo “resíduos sólidos urbanos” começou a ser utilizado para definir “lixo”. No entanto era necessário distinguir entre os resíduos sólidos e os líquidos, que têm características e tratamentos diferentes. É considerado resíduo sólido urbano os resíduos sólidos ou semi-sólidos, resultantes das actividades humanas, quer seja individuais ou industriais.
Armazenamento dos RSU
Lixeiras
Uma lixeira é um local a céu aberto onde são depositados, sem controlo, os RSU.
As lixeiras trazem muitas consequências negativas para o ambiente e para o ser humano.
Em 2002 foram proibidas em Portugal.
Aterros Sanitários
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descarregados os resíduos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.
Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Estes devem possuir um controlo da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.
Unidades de Inceneração
A Incineração é um processo de destruição térmica realizado sob altas temperaturas de 900 a 1200 ºC com tempo de residência controlada - e utilizado para o tratamento de resíduos de alta periculosidade, ou que necessitam de destruição completa e segura.
Centros de Compostagem
A compostagem consiste na decomposição dos restos orgânicos, efectuada por bactérias e fungos, em condições controladas pelo Homem.
ETAR
ETAR são estações que tratam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais, para depois serem escoadas para o os oceanos ou rios com um nível de poluição aceitável.


This entry was posted on 14:50 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: