Texto por: Isângela Andrade, 8º3


Extinção e conservação de espécies:
Determinadas actividades humanas têm posto em risco a sobrevivência de certas espécies de seres vivos e, desse modo, contribuindo para a redução da biodiversidade. De entre essas actividades destacam-se a intensa exploração e a introdução de espécies exóticas
Animais em vias de extinção:
Diz-se que uma espécie se encontra em declínio quando a taxa de mortalidade das suas populações excede a taxa de natalidade das mesmas. Se essa tendência se mantiver ocorre a extinção da espécie.
A extinção de seres vivos é um fenómeno natural que tem ocorrido ao longo da História da Terra. Nos últimos anos, porém, a extinção de espécies tem sido essencialmente provocada pela acção humana.
De entre os factores que podem levar ao declínio contam-se a:
Destruição do habitat, introdução de espécies exóticas, que podem ser predadoras ou competir com as espécies indígenas pelos recursos, a caça e pesca intensivas, a contaminação ambiental, as doenças e a consanguinidade.
Alguns exemplos de seres em via de extinção :
Em Portugal há determinadas espécies que se encontram ameaçadas de extinção. É o caso, entre muitos outros, do azevinho (Ilex aquifolium), lince-ibérico (Lynx pardina) e Lobo-ibérico (Canis lupus aignatus) .                      


This entry was posted on 13:47 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: