Texto por: Rossana Chotumiã, 8º1

Embora a grande maioria dos seres vivos tenham o dom de conseguir mudar de cor, alguns conseguem (ex: camaleão; certas espécies de alforrecas e medusas…). As plantas não costumam ocupar o 1º lugar quando pensamos em seres que mudam de cor e muito menos as árvores, mas o eucalipto arco-íris também conhecido por Eucalyptus deglupta, consegue.
O habitat e condições necessárias à sua sobrevivência encontram-se na Nova Guiné, na Grã-Bretanha, nas ilhas da Indonésia, nas Filipinas, nos EUA, etc.. Necessita de muita água para sobreviver mas não tolera temperaturas dos 9º aos 30ºC. Aprecia muita luminosidade e solos bem drenados.
No que respeita à sua utilidade no comércio e na indústria, uma árvore com o tronco tão belo fornece um tipo de madeira e papel muito especiais; também produz óleos muito perfumados. Através dela é produzido um insecticida natural entre outros produtos.
E como é que muda de cor? A mudança de cor mostra o seu processo de envelhecimento, quantas mais cores tiver mais velha é a árvore. A sequência de cores que a árvore tem é: verde, verde-escuro, azul, roxo, laranja, vermelho morto.
Existem mais de seiscentas espécies de eucaliptos e este é o único que muda de cor. O eucalipto pode atingir até 75 – 100m de altura. Algumas pessoas quando vêem esta árvore pela primeira vez pensam que a árvore foi vandalizada!

Fontes:
http://www.zazzle.pt/arvore_do_arco_iris_de_vida_autocolante-217276693396361366
http://www.sohciencias.com/2010/05/eucalipto-arco-iris.html


This entry was posted on 00:48 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: