Texto por: Bruno Delgado, 8º6

O camelo (Camelus bactrianus) é um mamífero herbívoro que vive principalmente em desertos devido a sua resistência. Estes animais alimentam-se principalmente de plantas rasteiras, folhas de árvores, arbustos, sendo que podem-se adaptar bem a vários climas e a diversos tipos de vegetação.
O camelo habita no centro e Leste da
Ásia, no deserto da Arábia, no Norte de África e na Ásia Central. Durante o Inverno a pelagem do camelo chega ao chão, o que é bom para os criadores que podem tirar lã dessa pelagem.
Os camelos chegam aos 2,3 metros de largura, 2 metros de altura e atingem 900 kg. Esta espécie de camelo (Camelus bactrianus) tem duas bossas nas costas. Pode ficar de 2 a 3 semanas sem beber água e 1 ou 2 semanas sem comer. A sua pelagem permite que absorva menos sol, e que a areia do deserto não entre na sua pele, o que não permite um grande aumento da temperatura corporal, o que o ajuda a não suar e deste modo não perder água.
Os camelos chegam a beber 200 litros de água de uma só vez. Os camelos tem uma característica especial: aguentam longos períodos sem beber água o que ocorre graças a gordura e ao tecido muscular abundantes e ao armazenado nas bossas.
Esta espécie de camelo é muito usada nas travessias de desertos. Antes de partir para o deserto, armazena gordura, pois é lhe dada comida e água à sua vontade. Podem perder cerca de 100 litros de água do organismo sem efeitos colaterais. Este é o unico animal de grande porte que aguenta longos períodos de tempo sem beber água e ainda assim ficar plenamente activo, sendo que podem chegar aos 50 anos de vida.



This entry was posted on 05:11 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

5 comentários:

    Bonfim disse...

    oi n gostei

  1. ... on 30 de março de 2017 às 12:11  
  2. Bonfim disse...

    oi n gostei

  3. ... on 30 de março de 2017 às 12:11  
  4. Unknown disse...

    'O sr. Bomfim !!!! por que voce nao gostou??? Na realidade, oh amigo, o que eu nao gostei foi de seu pueril comentario, amigo ! Isso e' comenta'rio, e'- "oi n gostei" ???

  5. ... on 13 de outubro de 2017 às 12:43  
  6. Unknown disse...

    'O Bonfim, escreva entao, voce alguma coisa inteligivel, vai ! E deixa de ser "camelo"

  7. ... on 13 de outubro de 2017 às 12:45  
  8. Unknown disse...

    esta imcompleto

  9. ... on 12 de setembro de 2018 às 14:05