Texto por: Márcio Lima, 8º6

O popular coala é um marsupial australiano cuja dieta é feita quase exclusivamente à base de folhas de determinadas variedades de eucaliptos.
É um animal muito lento, que raramente desce das árvores, e que só bebe água quando está doente ou quando o calor é excessivo, uma vez que a absorve das folhas que consome.As fêmeas cuidam amorosamente das suas crias, mas quando estas se portam mal, põem-nas sobre os seus joelhos e dão-lhes umas palmadas no traseiro.
Os coalas vivem em média 14 anos. Passam em média 14 horas por dia a dormir e a descansar, e os restantes em busca de alimento. A sua bolsa marsupial situa-se nas costas. O filho fica lá até crescer, continuando agarrado às costas da mãe até tornar-se adulto.
Estes marsupiais encontram-se em vias de extinção desde o início da colonização inglesa da Austrália, quando surgiu o hábito de matá-los para usar a sua pele. Hoje, a caça não é o maior risco mas sim as queimadas nas florestas, que matam muitos animais, e a eliminação das árvores onde vivem, tanto por queimadas quanto por lenhadores. Ao perder a sua casa e alimento, o coala muda-se e pode chegar a povoamentos ou cidades, onde morre por atropelamento ou é caçado por cães.
A pelagem é densa e sedosa, desempenha papel importante na regulação térmica e na protecção dos agentes atmosféricos. Como coala não constrói um abrigo, dorme exposto ao sol e à chuva. A pelagem do dorso é muito densa e de uma coloração escura que absorve o calor.   


This entry was posted on 07:57 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: