Texto por: Anabela Fernandes, 8º3

A Terra é um sistema de energia e matéria. A biosfera, um dos subsistemas da Terra, corresponde ao conjunto de todos os ecossistemas da Terra e inclui os locais em que é possível encontrar seres vivos. Na biosfera há uma enorme biodiversidade, ou seja, há uma grande variedade de seres vivos.
Tal variedade implica a existência de muitas espécies diferentes. Uma espécie é o conjunto de organismos semelhantes que se reproduzem entre si e originam descendentes férteis.
Cada espécie tem o seu próprio habitat, que é o local onde ela vive e que tem as condições físicas e químicas que são necessárias à sobrevivência desses seres. Essas condições do meio ambiente são importantes e levam a adaptações dos seres vivos. Por exemplo, no que respeita à luz, alguns animais apresentam fototaxia positiva (deslocam-se em direcção à luz, como as melgas) ou negativa (afastam-se dela, como a minhoca). As plantas também realizam movimentos de acordo com a força de gravidade da Terra, naquilo a que se chama geotropismo.
No seu habitat, a espécie desempenha um variado conjunto de actividades (caçar, dormir, reproduzir-se...), aquilo a que se chama o seu nicho ecológico. Os seres vivos de uma espécie agrupam-se em populações, as quais estão, por sua vez, incluidas numa comunidade onde interagem com outras espécies.


This entry was posted on 07:12 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: