Texto por: Joana Cardoso, 8º6


O urso-polar (Ursus maritimus), também conhecido como urso-branco, típico e nativo da região do Árctico e actualmente um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos. Dentre todos os ursos, este é o que mais se alimenta de carne. Os machos desta espécie têm cerca de 300 a 400 kg, mas podem atingir 700 kg e medem até 3,00 m. As fêmeas são em média menores, com 200 a 300 kg de massa e 2,10 m de comprimento. O urso-polar é um animal do hemisfério norte que habita o círculo polar árctico. Ele pode ser encontrado no Alasca, no Canadá, na Gronelândia, na Rússia e no arquipélago norueguês de Svalbard. O habitat natural do animal é a camada fina de gelo, onde lhe é possível caçar focas. Ele é perfeitamente apto à vida no gelo, sendo encontrado durante o inverno nos mares congelados do Norte do Planeta. De todos os ursos, o urso-polar é o que mais restritamente carnívoro. A dentição lembra mais a de carnívoros aquáticos do que outros ursos. Alimenta-se também de aves, roedores, moluscos, caranguejos e morsas. Os ursos-polares acasalam entre os meses de Março e Junho, o período de gestação é muito longo, entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais. As crias nascem entre novembro e Janeiro, no abrigo invernal construído pela fêmea, e não se separam da mãe até completarem dois anos de idade. Podem gerar até quatro filhotes por gestação. Atingem a maturidade sexual entre os 4 e 6 anos e em condições naturais, vivem em média de 15 a 18 anos. Esta espécie concentra-se junto à costa uma vez que depende das águas para encontrar as suas presas. Os ursos-polares são excelentes nadadores e podem percorrer até 80 km sem descanso. O urso-polar é um animal de hábitos diurnos e carácter solitário, que não forma outros laços familiares que não seja entre fêmeas e suas crias. Devido à abundância de comida mesmo durante o Inverno, o urso-polar não hiberna. Os ursos-polares são animais muito preocupados com a própria higiene. Após cada refeição, eles dedicam cerca de 15 minutos para eliminar a sujidade. O encolhimento das camadas de gelo e o prolongamento do verão vêm a obrigar os ursos-polares a buscar comida em lugares habitados, colocando a espécie em conflito com o homem.
Os povos indígenas do Árctico caçam o urso pela sua gordura e pele.
Actividades humanas como exploração de gás e petróleo, turismo, pesquisa científica e derramentos de óleo perturbam o animal no seu ambiente. A população actual de ursos polares é estimada entre 22 000 e 27 000 indivíduos, 60% dos quais vivendo no Norte do Canadá.


This entry was posted on 14:16 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: