Texto por: Ana Santos, 8º2

As plantas e os animais vivem em lugares, ou habitats, que lhes fornecem o alimento, a água e a protecção de que necessitam para sobreviver.
Um bioma é um grande habitat, como uma floresta tropical ou um deserto quente. Cada bioma contém uma série de habitats diferentes capazes de sustentar uma grande variedade de espécies.

Comunidades
As criaturas que vivem num habitat constituem uma comunidade e muitas dependem umas das outras. As plantas num habitat de um lago podem aumentar o oxigénio da água, o que fornece um local propício para os insectos e outras criaturas depositarem os seus ovos. As plantas e os ovos fornecem alimento aos peixes e aos insectos que, por sua vez, podem constituir alimento para as aves.

Habitats especializados
Há seres vivos que precisam de lugares específicos para viver. O panda gigante vive no habitat das florestas montanhosas, frescas e húmidas da china, onde cresce o bambu, qe constituiu 99% da sua alimentação.

Biomas do Mundo
Os biomas são moldados sobretudo pelo clima, que influencia o tipo de plantas e animais que podem viver numa região. Algumas criaturas, como os seres humanos, conseguiram adaptar-se ao clima de modo a prosperarem em muitos biomas diferentes, por todo o mundo.


This entry was posted on 08:13 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: