Texto por: Nicole Alves, 8º3
O tigre-dentes-de-sabre ou Smilodon é um felino extinto, cujo tamanho dos dentes era enorme: podiam ter entre 15 a 20 cm .
Haviam dois grupos básicos, uns tinham pernas curtas e eram mais parecidos com ursos do que com gatos, os outros possuíam pernas longas e eram ágeis como os gatos actuais.
Havia várias espécies de Smilodon como por exemplo, Smilodon gracilis, Smilodon populator e o Smilodon fatalis. Cada um tinha características diferentes dos outros e vivam também em zonas diferentes do mundo.
O Smilodon gracilis era um pouco menor e surgiu primeiro na América do Norte, O Smilodon populator era o maior dentre os Tigres dentes de sabre, surgiu por último na América do sul. O Smilodon fatalis o mais famoso viveu na América do Norte e com a junção dos continentes veio para a América do Sul sendo um pouco maior que o Smilodon gracilis e um pouco menor que o Smilodon populator.
Estes felinos eram carnívoros, e alimentavam-se de animais de grande porte. Tinham uma sociedade onde o mais forte liderava (logo apresentavam uma relação intra-especifica), embora por vezes lutassem por causa das fêmeas, território e o domínio do grupo…como fazem os felinos de hoje.
Os tigres-dentes-de-sabre extinguiram-se por causa do Homem pois eles tinham um relacionamento de competição pelo mesmo de território e caça. Devido à evolução das armas do Homem foram-se extinguindo.
0 comentários: