Texto por: Catarina Alves, 8º6
Existem vários tipos de poluição. Como por exemplo Poluição de Mares e Oceanos, Poluição de Rios, Poluição de Águas subterrâneas, Poluição Atmosférica, etc.
A estratosfera encontra-se entre 15 e os 50km acima da superfície da Terra. É nesta camada da atmosfera que a energia solar quebra algumas moléculas de oxigénio. Os átomos de oxigénio combinam-se com moléculas intactas de oxigénio e originam ozono. A camada de ozono que é originada absorve os raios ultravioletas do Sol, evitando que estes atinjam a Terra. Se estes raios atingissem a Terra, não era possível existir vida no nosso planeta, porque os seres vivos não toleram grandes quantidades de raios ultravioletas.
A troposfera é a camada atmosférica que envolve a Terra. É composta por cerca de 78% de azoto, 21% de oxigénio e 0,03% de dióxido de carbono. Os altos níveis de poluição podem ser tolerados, desde que o tempo de exposição seja curto.
Os factores que determinam o nível de poluição são: a quantidade de poluentes do ar, o espaço no qual os poluentes estão dispersos, os mecanismos que removem os poluentes do ar.
Os vulcões, os fogos e as tempestades de areia lançam fumos e outros poluentes naturais na Atmosfera, por onde podem ficar durante milhões de anos. Já os humanos contribuem em muito para a poluição atmosférica.
Com a Revolução Industrial começou a utilizar-se o carvão para aquecimento e obtenção de energia. E a poluição do ar passou a ser significativa. Esta poluição tornou-se conhecida como “nevoeiro industrial”, que é uma mistura de nevoeiro e fumo. As substâncias que provocam a poluição atmosférica, tanto no estado sólido como no estado líquido e gasoso, concentram-se em suspensão na atmosfera.
As condições climáticas influenciam de maneira determinante na repartição da poluição atmosférica. O vento pode espalhar os agentes poluentes emitidos numa dada região ou transportá-los para uma zona distante do seu ponto de emissão. As inversões térmicas são também importantes para a poluição do ar sobre as cidades. Por vezes o ar mais quente das camadas superiores impede que o ar mais frio, próximo do solo, se eleve e espalhe os poluentes.


This entry was posted on 14:34 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Pedro disse...

    Tá fixe! Obg.

  1. ... on 12 de junho de 2011 às 00:25