Texto por: Inês Correia, 8º4



-Família: Nymphalidae
-Nome científico: Opsiphanes bassus
-Nome Popular: Borboleta
-Habitat: Vive em locais abertos e de altitude.
-Hábitos alimentares: A borboleta alimenta-se de frutas em fermentação caídas ao solo.
-Reprodução: Os seus hábitos reprodutivos são ainda quase totalmente desconhecidos pelos cientistas. Sabe-se apenas que coloca os ovos isolados na planta alimento das suas lagartas que crescem, crisalidam (tornam-se crisálidas) e transformam-se em borboletas, realizando assim o ciclo biológico característico destes insectos.
-Particularidades: Esta misteriosa borboleta voa apenas de Fevereiro a Março. Durante o resto do ano vive na forma de ovo e lagarta, num ciclo muito lento.
                                                                     
As borboletas têm dois pares de asas cobertas de escamas, que apresentam as formas e cores mais variadas. Distinguem-se das traças (mariposas) pelas antenas rectilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo corpo fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.
Durante a fase de lagarta, elas alimentam-se muito e criam reservas alimentares. Quando a larva está pronta para criar uma crisálida (estado intermedio onde as borboletas se preparam para se transformarem de lagarta a borboleta), dependuram-se numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo, assim que a pele das suas costas se abre, a larva sacode-se e surge uma crisálida. As borboletas são importantes polinizadores de diversas espécies de plantas.


O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:
As cores das Borboletas

As borboletas constituem um importante grupo da família dos insectos e pertencem à ordem dos Lepidopteros, termo que significa literalmente “asas em escamas”. As escamas são coloridas e sobrepostas, formando desenhos intricados de rara beleza. As cores podem ser fortes, suaves, metálicas ou iridescentes, formadas por diferentes pigmentos e micro-texturas.


This entry was posted on 16:14 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: