Texto por: Daniela Tavares, 8º6

O leão (do latim leone) (Panthera leo) é um dos quatro grandes felinos no género Panthera, e um membro da família Felidae. Com alguns machos excedendo 250 kg em peso, ele é o segundo maior felino vivente depois do tigre.
Os leões selvagens existem actualmente na África Subsaariana, e na Ásia com uma população reminiscente em perigo crítico, tendo há muito desaparecido da África do Norte e do Sudoeste Asiático. Até ao Pleistocénico tardio, o qual foi há cerca de 10 000 anos, o leão era um dos maiores mamífero terrestre depois dos humanos. Eram encontrados na maior parte da África, muito da Eurásia, da Europa Ocidental à índia, e na América do Yukon ao Peru.
Os leões vivem cerca de 10-14 anos na natureza, mas em cativeiro eles podem viver mais de vinte anos. Na natureza, raras vezes vivem mais do que dez anos, visto que os ferimentos sofridos em combate contínuo com machos rivais reduzem o seu tempo de vida. Originalmente era encontrado na Europa, Ásia e África. Tais felinos possuem coloração variável, com as partes inferiores do corpo mais claras. Há ainda uma raridade genética de leões brancos, que apresentam dificuldades de sobrevivência por se destacarem nas savanas ou selvas, logo, tendo imensas dificuldades ao caçar. São exclusivos da reserva de Timbavati.
Os leões estão muito concentrados actualmente nas savanas reservadas, onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras, javalis; um grupo abate um búfalo-africano entretanto, se o bando estiver faminto pode abater um elefante jovem, na maioria das vezes, e que esteja só. Também é frequente o confronto com hienas, estando estas em grupos ou não, onde disputam o território e carcaças.
O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar - em condições naturais e normais - no topo da cadeia alimentar dos animais que habitam em terra seca. Apesar disso, são os felinos mais sociáveis do mundo: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o


This entry was posted on 07:11 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: