Texto por: Nádia Mendes, 8º4

O tubarão-frade (ou tubarão-elefante) é uma das espécies de tubarões que está em vias de extinção. Em busca de alimento, chegam às águas mais quentes dos Açores. O tubarão-frade é um dos segundos maiores peixes do mundo.

Mede mais de 10 metros e pesa tanto como 7 toneladas. Em tamanho, só perde para o tubarão baleia. Há muito que intriga os cientistas ao desaparecer de vista durante metade do ano. Um novo estudo mostra que o tubarão-frade  passa este tempo nas profundezas das águas tropicais do Atlântico.

A sua dieta é composta por plâncton, crias e ovos de peixes e podem até armazenar comida. O tubarão-elefante atinge a maturidade entre os 2-4 anos de idade. Acasalam no verão nas costas dos mares do Norte da Europa, tendo 3,5 anos de gestação e são ovíparos, gerando 1 a 2 crias de 1,5m por gestação.

Tem um corpo fusiforme e moderadamente robusto. A cabeça é moderadamente larga, mas muito mais curta que o tronco. Possui fendas branquiais prolongadas circundando quase toda a cabeça, enquanto que o focinho é moderadamente largo, pontiagudo e cónico. A boca é enorme, estendendo-se para trás da linha dos olhos. É arqueada, situa-se ventralmente e tem centenas de dentes minúsculos enganchados. Possui guelras brancas e, olhos pequenos. A primeira barbatana dorsal é grande, alta, erecta e angular. As barbatanas peitorais são largas, muito mais curtas que a cabeça nos adultos, quanto que as barbatanas pélvicas são menores que a primeira dorsal, porém maiores que a segunda. Posseuem uma barbatana caudal em forma de meia-lua, com lóbulo superior moderadamente grande e lóbulo inferior quase tão grande quanto o superior. A superfície dorsal tem coloração cinzenta-marrom podendo variar para o cinza escuro a quase preto. A superfície ventral pode ser da mesma cor, ligeiramente mais pálida ou quase branca.

É uma espécie costeira, pelágica e de superfície. Vive em pares ou grupos com mais de 100 indivíduos. Possui o hábito de expor-se ao sol na superfície da água com a parte traseira e  a primeira barbatana dorsal expostas inteiramente. São migratórios.

O tubarão-frade é alvo de caça no Japão e noutros países devido ao óleo produzido pelo seu fígado.



This entry was posted on 06:26 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: