Texto por: Bruno Pepe, 8º2

Nome científico: Phascolarctos cinereus
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Marsupiali
Ordem: Diprotodontia
Família: Phascolarctidae

Género: Phascolarctos
Espécie: P. cinereus
.
Características
Os coalas têm uma esperança média de vida de cerca de 15 anos, podem medir até cerca de 60 cm e os maiores exemplares podem pesar 12 kg. As suas orelhas e nariz bem característicos, bem como o seu pêlo, fazem parte do imaginário das crianças de todo o mundo e nem os adultos conseguem ser indiferentes perante a presença de um destes simpáticos animais. Vivem em eucaliptos de onde tiram seu alimento. Passam em média 14 horas por dia a dormir e a descansar, e o restante tempo à procura de alimento.

Habitat
Os coalas e a maioria dos marsupiais só são encontrados na Austrália. Sua abundância na Austrália deve-se à separação entre aquele continente e outras massas terrestres (na divisão da Pangea) antes que os mamíferos pudessem se estabelecer ali. O coala acabou por ser vítima da caça e da destruição do seu habitat florestal. Antes da chegada do homem branco, em finais do século XVII, este marsupial ocupava uma superfície três vezes mais vasta do que a actual. O coala foi recentemente introduzido ou reintroduzido em algumas ilhas perto da costa, bem como no interior do país. Estas novas populações foram o fruto de estudos científicos que deram valiosa contribuição para o conhecimento dos comportamentos da espécie.

Os seus predadores
O coala tem poucos predadores, o mais importante é o Canis dingo - um cachorro selvagem - que mata os coalas velhos ou doentes, pois um adulto de boa saúde pode feri-lo gravemente. Os aborígenes caçam tradicionalmente o coala, que é uma presa fácil por causa dos seus hábitos sedentários e devido aos seus movimentos lentos. Quando pressente um perigo vindo do solo, o animal tem o costume de se esconder em vez de fugir. O coala é indispensável no regime alimentar dos aborígenes. Outro factor que pode prejudicar os coalas são as muitas secas que ocorrem nas florestas do interior, que podem ocasionar incêndios espontâneos que se propagam por zonas muito vastas.

Dieta
Na Austrália existem 600 espécies de eucaliptos. Estas árvores são muito importantes para a fauna do continente australiano, e sobretudo para o coala. Em média, um coala de 10 kg consome 500 g de folhas e dedica de 6 a 8 horas a esta actividade. O coala começa as suas refeições à tarde e termina-as ao amanhecer.


This entry was posted on 06:43 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: