Texto por: Marta Reis, 8º4


Reino: Animalia 
Filo: Chordata 
Classe: Osteichthyes
Sub-classe: Actinopterygii
Ordem: Gasterosteiformes
Família: Syngnathidae 
Género: Hippocampus 


Embora possa parecer caricato, o cavalo-marinho é um peixe, encontrando-se particularmente difundido em águas temperadas e tropicais.
Habitat:  Águas pouco profundas, particularmente nas regiões tropicais.
Distribuição:
 Praticamente em todos os oceanos 
Tamanho:
 Normalmente entre os 3,8 e 30 cm

Com o corpo coberto de placas ósseas, os anéis embora rijos, são muito flexíveis. Uma curiosidade peculiar, são os olhos. Implantados em pedúnculos, cada um move-se independente do outro, dando-lhe assim a possibilidade de um se concentrar na presa, e o outro no predador. A boca encontra-se na extremidade do focinho tubular. A sua alimentação baseia-se no plâncton, crustáceos e pequenos animais.
Animal solitário, quando ameaçado, permanece imóvel, agarrado às algas ou corais, através da cauda preênsil onde além disso encontra protecção na sua coloração simétrica. Contrariamente à maioria dos outros peixes, locomove-se na vertical servindo-se da sua barbatana dorsal, embora este tipo de locomoção vertical, lhe dificulte a vida, tornando-o lento.

A sua capacidade de emergir ou mergulhar rapidamente, deve-se a facto de possuir grandes bexigas de ar, dentro do corpo.

O cuidado das crias, é responsabilidade do macho, que as transporta dentro do seu próprio corpo. O macho possui uma bolsa de incubação formada por duas pregas de pele que se estendem ao longo da cauda e que se fecham quando recebem os ovos. Então o macho fecunda os ovos, que começam a desenvolver-se. Ao mesmo tempo o revestimento da bolsa engrossa e enche-se de vasos sanguíneos
.
À volta dos ovos vão-se formando pregas e protuberâncias, percorridas por uma rede de capilares, que transportam o oxigénio necessário aos embriões em desenvolvimento. Este rendilhado cutâneo produz também uma secreção nutritiva. Ao cabo de aproximadamente 3/4semanas, quando as crias já estão suficientemente desenvolvidas, a bolsa abre-se e o macho dá à luz a sua prole. Seguidamente expulsa o revestimento da bolsa, semelhante a uma placenta. A prole, é uma réplica perfeita dos pais.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


 
·         Os cavalos-marinhos vivem nas águas de mares localizados em regiões de climas temperado e tropical
·         O cavalo-marinho é uma espécie de peixe que possui a capacidade de mudar de cor
·         Para movimentar-se pela água usam a vibração das barbatanas dorsais
·         A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. Ela bota diversos ovos que são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa (base da cauda) até o momento do nascimento
·         A alimentação baseia-se em: pequenos vermes, moluscos, crustáceos e algumas espécies de plânctones
·         O alimento é sugado pelo cavalo-marinho através de seu focinho tubular
·         Possuem dois olhos e a capacidade de mexer um independente do outro
·         Nadam na posição vertical
·         O corpo é coberto com placas em anel e possuem espinhos na nadadeira dorsal
·         São utilizados em aquários ornamentais de água salgada, porém necessitam de cuidados especiais para sobreviverem.


This entry was posted on 16:36 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: