Texto por: Cátia Pereira, 8º1

O urso-polar é um mamífero também conhecido como urso-branco. Pertence á família dos Ursídeos. Habita na região do Árctico e é actualmente um dos maiores carnívoros terrestres mais conhecidos. No meio de todos os outros este é aquele que mais se alimenta de carne. São também dos mais populares nos jardins zoológicos.
Em 1774, Phipps, foi o primeiro a descrever esta espécie como sendo uma espécie distinta.
Quanto á aparência os machos desta espécie pesam cerca de 300 a 400 kg mas podem também atingir os 700 kg e medir 3m de altitude. No entanto, as fêmeas pesam entre 200 a 300 kg e 2,10 m de altitude. Quando nasce um filho pesa 0.6 a 0.7 kg. A camada de gordura de estes pode chegar a uma espessura de 15 cm.
Todo o corpo está adaptado a um melhor desenvolvimento na água e no frio. As orelhas e os olhos são pequenas e arredondadas. As patas são largas para facilitar o nado e o mergulho, tendo estas 5 dedos.
Apesar de a pelagem dos ursos polares parecer branca, é incolor e quando os raios solares se reflectem nela pode até ficar com uma coloração branca e amarela.
No Verão a pelagem destes torna-se amarelada.
Os ursos polares são animais do hemisfério norte. Podendo ser encontrados no Alasca, no Canadá, na Groenlândia, na Rússia e no arquipélago norueguês.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-polar


This entry was posted on 06:53 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: