Texto por: Ana Paula Quevedo. 8º4

O maior de todos os tubarões e o maior peixe vivo conhecido, o tubarão-baleia constitui um dos mais comoventes espectáculos nos oceanos. O seu tamanho colossal e grande boca o tornam facilmente reconhecível, podendo ser visto perto da superfície em muitas águas tropicais ou subtropicais do mundo inteiro.
Cerca de 100 tubarões são mortos anualmente somente em Taiwan, o que causa sérias preocupações quanto ao futuro de um peixe que cresce lentamente e que demora muito tempo a atingir a maturidade.
Habitat/Distribuição
Habita os oceanos tropicais de água quente. Estes Tubarões são frequentemente vistos na Tailândia, nas Maldivas, no Mar Vermelho, na Austrália ocidental, na Reserva Marinha de Gladden Spit, em Belize e nas ilhas Galápagos. São regularmente vistos entre Dezembro e Maio nas Filipinas. Mergulhadores afortunados também encontraram os tubarões-baleia nas Seychelles e em Porto Rico. Entre Dezembro e Setembro, é bem sabido que nadam ao longo da baía de La Paz.

Alimentação
Esta espécie alimenta-se de plâncton, krill, pequenos polvos e outros invertebrados. As várias fileiras de dentes não actuam na alimentação, a água entra constantemente na boca e sai através dos arcos das brânquias. Qualquer material capturado é engolido. Entretanto, também se alimenta de forma activa, explorando concentrações de plâncton ou pequenos peixes através do olfacto.
De acordo com marinheiros, os tubarões-baleia encontram-se nos recifes perto da costa de Belize.


This entry was posted on 07:00 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: