Texto por: William Santos, 8º2


A onça-pintada ou jaguar é um mamífero da ordem dos carnívoros, membro da família dos felídeos, onça-pintada é o maior felino do continente americano, encontrada nas regiões quentes e temperadas do continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina. Está presente em grande quantidade nas matas e florestas tropicais do Brasil.

O corpo compacto da onça-pintada pode chegar a pesar 100 kg e medir 1,80 metros.
A onça-pintada é uma espécie carnívora e alimenta-se, principalmente, de capivaras, serpentes, coelhos, veados, antas e outros mamíferos de pequeno porte. Come também peixes que ela mesma captura nos rios.

O acasalamento da onça-pintada ocorre em qualquer época do ano e a fêmea costuma gerar 1 a 4 crias por ano. Quando nasce, a cria costuma pesar 1 kg aproximadamente. As crias nascem como os gatos, de olhos fechados e muito dependentes e ficam junto da mãe até aos dois anos de idade.

As onças vivem em buracos de troncos caídos, em grutas ou sobem às árvores para poder descansar em paz. Andam de maneira silenciosa e gostam de caçar à noite. Por vezes, em certos locais, podem ter de nadar para ir atrás de alimento.

O homem é o principal predador da onça, por causa da beleza da sua pele e também porque a floresta tem sido destruída pelas populações humanas para fazer plantações. Na falta dos animais que costuma caçar para comer, a onça aproxima-se das herdades e acaba por ser caçada.

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felídeos
Género: Panthera
Espécie: Panthera onça

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:
Período de gestação: 95 a 110 dias
Comprimento:  em média 1,80 m (macho) e 1,40 m (fêmea)
Peso:   aproximadamente 100 kg
Cor: mesclada de amarelo, preto e branco
Altura: aproximadamente 80 cm


This entry was posted on 16:31 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: