Texto por: Rafaela Cabral, 8º4

A característica mais marcante da tartaruga de couro é a consistência da carapaça. A carapaça não é constituída de placas ósseas, mas sim coberta por uma pele grossa e coriácea, quilhada e sem escamas, tendo a aparência de couro. A sua carapaça é de coloração preta com manchas brancas ou azuladas espalhadas ao longo das quilhas, possui pontos rosados no pescoço, axilas e virilha. A tartaruga-de-couro também se distingue das outras no tamanho. É a maior tartaruga marinha do mundo e também a mais forte. Podem atingir 2 m de comprimento. Chegam a pesar até 600 kg . Tem grandes barbatanas frontais, que lhe permitem nadar longas distâncias. Possui um bico com dentes serrilhados.

As crias têm todas as unhas, mas perdem-nas quando se tornam adultos. Apenas o macho conserva uma unha, grande e recurvada, com a qual se agarra às costas da fêmea durante o acasalamento. Usa as patas como barbatanas, nada velozmente e é uma grande devoradora de peixes, moluscos e algas marinhas.

Está mais adaptada às águas frias devido à sua derme grossa e oleosa. Como resultado, é a mais amplamente distribuída.

Apresenta hábitos pelágicos (coluna d´água localizada no oceano aberto, após a quebra da plataforma continental; um animal pelágico é aquele que vive, ou passa a maior parte de seu tempo, neste ambiente) e  aproximam-se da costa somente durante a temporada de reprodução. Também conseguem descer a grandes profundidades e estão bem adaptadas aos mergulhos profundos.

São carnívoras, alimentando-se  basicamente de águas-vivas e de sua fauna acompanhante.

O acasalamento ocorre enquanto as tartarugas nadam. Desovam na areia da praia 4 a 6 vezes por temporada, com 61 a 126 ovos no ninho. Normalmente mais de metade do ninho consiste de ovos pequenos e sem gema (não férteis). A incubação varia de 50 a 78 dias e a temperatura "óptima" é por volta de 29º C. Os ovos e embriões são comidos por caranguejos, porcos e lagartos. Já as crias são predadas por mamíferos, aves, peixes e lulas. Juvenis e adultos são atacados por tubarões e orcas.

Estão em perigo de extinção pela caça e destruição do habitat. Por causa do hábito alimentar, frequentemente confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e correm o risco de morrerem por indigestão. Os adultos são capturados em redes flutuantes para pesca pelágica e por linhas longas usadas para pesca de atum. Não há pesca comercial para esta tartaruga, mas em alguns lugares sua carne é usada como isca na pesca de tubarões.



This entry was posted on 06:08 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: