Texto por: Marisa Pinto, 8º3

A viúva-negra (Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha da família teridiidea do estilo universal, repartida por toda a América.
 A fêmea possui tonalidade negra brilhante, com largas manchas vermelhas em forma de ampulheta na superfície ventral do abdómen, e cerca de 1cm de comprimento. O nome provém do facto de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula. A sua picada, por vezes, pode ser fatal. No Brasil, é encontrada actualmente próxima ao mar, sobretudo em praias pouco movimentas.
Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que o seu veneno é muito forte, há a referência de que esta é a aranha mais venenosa que existe. Contudo, mesmo no Brasil, existem dois géneros considerados de maior perigo: a aranha-marrom (Loxosceles sp.), e a armadeira (Phoneutria sp.), sendo esta última considerada por muitos a aranha mais venenosa do mundo, ambas encontradas em praticamente todo o país.
Durante a cópula, o macho introduz o seu órgão sexual conhecido como êmbolo na “vagina” da fêmea. Logo após a introdução dos espermatozóides, com um movimento brusco o macho quebra a sua genitália dentro da espermateca para garantir sua perpetuação, impedindo que outro macho acasale novamente com a mesma fêmea. E como os aracnídeos são cheios de sistemas circulatórios abertos, o macho após a cópula morre por sangramento perdendo o seu fluxo sanguíneo.
A viúva-negra também pode também ser conhecida pelo nome de aranha-do-linho. Os sintomas da picada costumam aparecer entre 40 e 60 minutos depois do ataque e se caracterizam por a eliminação excessiva de suor nas glândulas e a perda de calor, dor local intensa, dor no abdómen e em casos graves choques. As viúvas-negras podem tecer teias. Costumam ficar em ambientes escuros e frescos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%BAva-negra


This entry was posted on 06:35 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: