Texto por: Eunícia Cul, 8º6

O tigre dentes-de-sabre é uma sub-família de felinos que inclui os gatos com longos dentes caninos, por oposição aos nimravídeos, os falsos dentes-de-sabre. O uso da palavra "tigre" para estes animais é incorrecta, porque não são antecessores directos do tigre.

Estes animais extinguiram-se há 10.000 anos. Os tigres dentes-de-sabre viviam na América do Norte, Europa, Ásia e África.

Os macairodontídeos caracterizam-se pela presença de longos dentes caninos na mandíbula superior, em forma de sabre ou de cimitarra, achatados por oposição aos caninos cónicos dos felinos modernos.

Para acomodar estes dentes caninos, os macairodontídeos tinham relativamente menos dentes pré-molares e apresentavam uma falange óssea no maxilar inferior, onde encaixava o comprimento dos caninos superiores, que ficavam assim protegidos de serem danificados. Esta característica está também presente no grupo dos falsos dentes-de-sabre (família Nimravidae) e é muito notória nos dentes-de-sabre marsupiais (família Thyilacosmilidae). Os macairodotídeos conseguiam abrir a boca em ângulos que chegavam aos 90º.

Há evidências de que algumas espécies tinham dimensões superiores aos maiores felinos actuais. A função dos enormes dentes caninos ainda está por explicar. É pouco provável que tenham servido para apunhalar as presas, uma vez que este movimento poria em risco a integridade dos dentes. Provavelmente, os macairodontídeos usavam os dentes para perfurar as artérias e esófago das suas presas, depois de estas já estarem imobilizadas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Machairodontinae


This entry was posted on 05:45 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

2 comentários:

    Unknown disse...

    sabung ayam tarung sampai mati s128

  1. ... on 25 de setembro de 2018 às 09:19  
  2. susuultra disse...

    Bosan Menang tidak dibayar ? judi sabung ayam

  3. ... on 27 de setembro de 2018 às 14:16