Texto por: João Machado, 8º3 

O Lobo é um mamífero carnívoro que pertence à mesma família do cão e da raposa. Em Portugal encontra-se essencialmente no Norte e Nordeste do país, principalmente nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. O lobo- -ibérico é um predador que caça sobretudo cervídeos e outros animais de médio e grande porte. A escassez destas presas, bem como a abundância de gado, fez com que entrasse em conflito com os interesses e as actividades do homem, que o vê como um animal a abater. Assim, armadilhas tradicionais ou outras mais cruéis, como o envenenamento de carcaças, acabaram por dizimar esta espécie que urge proteger.
 No caso particular português é extremamente complicado explicar aos camponeses pobres da região nortenha que não devem abater o animal que lhes mata o gado. Uma das medidas tomadas passa pela indemnização aos pastores pelos prejuízos sofridos. Por outro lado, há quem se aproveite da situação para exigir dinheiro pela morte de animais velhos e doentes, fazendo recair a culpa sobre o pobre do lobo. Esperemos que brevemente se encontre uma solução que vise a conservação do lobo-íbérico em Portugal. Este é caracterizado por ter um focinho comprido, orelhas triangulares e ter muito pêlo. O lobo gosta de temperaturas frias, este não consegue por vezes aguentar temperaturas a mais de 37ºC.  


This entry was posted on 15:39 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: