Texto por: Daniel Souza, 8º4

O Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra (Varanus komodoensis) é uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili, Motang e Flores, na Indonésia.
Pertence à família de lagartos-monitores Varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 2 a 3 metros de comprimento e 110 kg de peso. Este réptil já vivia na Terra muito tempo antes da existência do Homem.
Estes animais são carnívoros, a sua dieta baseia-se mais em carniças mas também se alimenta de porcos, cabras, veados, búfalos, cavalos, lagartos pequenos e até pessoas. O Dragão-de-Komodo também come carcaças de animais e com o seu faro pode localizar uma carcaça de búfalo a quilómetros, conseguindo devorá-la toda.
A época de reprodução do Dragão-de-Komodo é entre Junho e Agosto. A fêmea deposita os ovos entre Agosto e Setembro num buraco que escava no solo. A incubação dura entre oito a nove meses, aproximadamente e as crias nascem entre Abril e Maio. A maturidade sexual é atingida quando o indivíduo atinge cerca de 70 cm de comprimento (excluindo a cauda), ou seja, por volta dos cinco a sete anos de idade. A longevidade desta espécie é, provavelmente, de 50 anos
.


This entry was posted on 14:38 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Unknown disse...

    Eu acho muito interessante pesquisas sobre lagartos

  1. ... on 12 de agosto de 2012 às 07:37