Texto por: João Sousa, 8º6

O tatu é um mamífero do tamanho de um gato que vive nas matas do Brasil central e que está em vias de extinção.
O tatu possui uma enorme armadura que o protege contra os inimigos. A sua armadura é constituída por placas muito fortes que envolvem todo o seu corpo da cabeça aos pés.
A sua gravidez demora entre dois a três meses e normalmente nascem duas a quatro crias por ninhada. Nascem sem pêlos, sem dentes, sem ouvir, sem ver e com a boca tapada por uma membrana que apenas os permite mamar… Quando cresce tudo muda!
As tocas são feitas por ele, escavando nas florestas. As suas tocas são feitas em túneis muito profundos onde chegam a caber vários tatus. E cada toca tem sempre mais do que uma abertura para poderem fugir.
O tatu é um animal noctívago o que quer dizer que apenas caça à noite. Os tatus são muito bons caçadores porque são muito rápidos em terra e nadam bastante bem. É um animal muito antigo e pensa-se que a espécie habita a Terra há milhares de anos. Todavia, um tatu apenas vive uma média de quinze anos.
Os seus principais predadores são os humanos, pois a sua carne é muito saborosa mas também são caçados pelas onças e pelas aves de rapina. Quando se sentem ameaçados enrolam-se formando uma bola.
Curiosidade: os tatus são chamados de animais sem dentes o que é estranho pois eles possuem cerca de 90 dentes; este nome provem do facto dos seus dentes não terem raízes.


This entry was posted on 15:45 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: