Texto por: Marco Ribeiro, 8º1

Os sismos são movimentos bruscos da superfície terrestre, resultantes da libertação de energia. São muito perigosos pois provocam estragos em locais a centenas de quilómetros do seu epicentro.
Quem estuda os sismos são os sismólogos. Existe um aparelho que detecta e regista os sismos que é o sismógrafo, que regista tudo sob a forma de gráficos que têm o nome de sismogramas.
A energia liberta-se sob a forma de ondas sísmias que se propagam a partir do ponto de origem (o hipocentro). A quantidade de energia libertada nesse ponto situado no interior da Terra representa a magnitude do sismos, a qual pode ser medida através da Escala de Richter.
Mas os sismos também podem ser medidos através da sua intensidade, numa escala de 12 graus chamada de Escala de Mercalli Modificada. Os valores de intensidade podem ser marcados num mapa (carta de isossistas) onde se unem os pontos onde foi sentida a mesma intensidade, de modo a verificar os locais onde a destruição causada pelo sismo foi mais violenta. 


This entry was posted on 05:13 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: