Texto por: Muhamad Ibraime, 8º1

O leão (Panthera leo) é um dos quatro grandes e ágeis felídeos no género Panthera. Os leões selvagens existem actualmente na África Subsaariana, e na Ásia com uma população reminiscente em perigo crítico.

 
Características
Os leões vivem cerca de 10-14 anos na natureza, embora enquanto em cativeiro eles possam viver mais de vinte anos. Têm o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesam cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba fá-los parecer ainda de maior tamanho. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem, em média, 20 a 25 anos.
 
Habitat
 Ele é tido como o rei das selvas (o leopardo é mais temível e feroz), e vive hoje na região ao sul do Saara, na África, e a noroeste da Índia, na Ásia. Isso foi o que lhe restou, pois vivia na África, Ásia Menor, Sudoeste da Ásia e a Europa, desde a Espanha até a Bulgária. Embora em muitos países a caça ao leão esteja proibida, a destruição do seu habitat continua a ser uma ameaça grave para a sobrevivência da espécie.
 
Dieta
Alimenta-se principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras, javalis; um grupo pode matar um búfalo-africano, mas se o bando estiver esfomeado pode até matar um elefante, jovem na maioria das vezes e que esteja só. Também é frequente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças.


This entry was posted on 16:14 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: