Texto por: Diogo Pinto, 8º4

O Leão é um ser vivo carnívoro que habita em lugares quentes, o leão é um ser endotérmico (animal cuja temperatura corporal não depende da temperatura do meio onde vive e é regulada por mecanismos internos).
Para libertação de calor, o leão recorre às seguintes adaptaçõestranspira, arfa, procura sombra e é activo durante a noite.

O leão tem uma vida social em que está em constante competição. Pode ter de competir por: alimento, água, fêmeas, território e domínio do grupo, caso surjam outros machos.

O leão vive em grupos, o que lhe confere vantagens: maior facilidade em obter o alimento, protecção das crias e melhor defesa contra os atacantes.

O acasalamento:
As fêmeas estão sempre de volta dos machos várias vezes durante o ano, com excepção dos períodos de gestação e aleitamento. O acasalamento pode repetir-se umas 50 vezes durante 24 horas, tanto de dia como de noite. Já foi observado no zoológico britânico Brial Berraram na Inglaterra, uma fêmea acasalar de 15 em 15 minutos.
A gestação tem uma duração de 100 a 119 dias após o acasalamento e a ninhada geralmente é composta de duas a 4 crias. Antes do parto a mãe escolhe cuidadosamente o local apropriado que, normalmente se esconde numa cavidade rochosa, na mata densa e, de preferência próximo de um bebedouro ou rio assim, ela poderá caçar sem se afastar muito tempo da cria. Por fim as primeiras semanas, a leoa mantém-se sempre em estado de alerta e defende muito bem a sua cria. Por prudência ela muda a cria de lugar a cada 3-4 dias.


This entry was posted on 16:43 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: